Jornal ÉME – Luanda- 02.10.2025 – A Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA promove, nos dias 2 e 3 de Outubro, o “I Conselho de Disciplina” e o “II Seminário Nacional sobre Disciplina, Ética e Integridade”.

O evento, que decorre no Auditório do Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, teve início com o discurso de abertura do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, em representação do Presidente do Partido, João Lourenço.

O encontro contou com a presença do Coordenador da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria, Pedro Neto, além de membros do Secretariado do Bureau Político, do Comité Central, do Conselho de Honra, Chefes de Divisão e Analistas da Comissão, Directores de Departamentos e Gabinetes do Comité Central, bem como representantes das 21 províncias de Angola.

O principal objectivo da iniciativa é capacitar e fortalecer, a política partidária e tecnicamente, os membros e quadros das Comissões de Disciplina, Ética e Auditoria do Partido, com destaque para os recém-eleitos no âmbito da nova divisão político-administrativa.

A sessão de abertura contou com as boas-vindas do Coordenador Pedro Neto. No primeiro dia de trabalhos, os participantes acompanharam a leitura do regulamento ldo I Conselho de Disciplina e do Seminário Nacional, além de receberem informações sobre a estrutura e funcionamento das Comissões, tanto do Comité Central quanto dos Comités Provinciais.

Também foi abordada a conformação dos documentos orientadores das Comissões, à luz dos Estatutos do Partido aprovados no 8.º Congresso Extraordinário do MPLA.

Na sexta-feira ( 3) dedicada ao II Seminário Nacional, será apresentado o painel sobre os principais instrumentos normativos do MPLA.

O seminário abordará ainda a fiscalização da gestão financeira e patrimonial do Partido, bem como o controlo da execução das deliberações e decisões dos órgãos e organismos intermédios.

Entre os prelectores estão o Secretário para o Departamento de Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, Nilza da Graça Félix Manuel Faria, Chefe de Divisão de Disciplina e Ética da CDEA, Arley Estêvão Felizardo, além de outros convidados.

A Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria, órgão nacional do Partido, reúne-se ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que necessário.

Texto: JG
Fotos: DG / LF