Jornal ÉME – Luanda – 21.11.2025 – O Secretariado do Bureau Político do MPLA promoveu nos dias 19 e 20 de Novembro, em Luanda, um seminário de formação político-ideológica, que visou a capacitação de dirigentes e quadros em matérias ligadas à liderança partidária e o desenvolvimento económico e social de alta qualidade.

A acção formativa que decorreu no Auditório do Comité Central, localizado no Complexo Turístico do Futungo II, foi realizada em colaboração com a Embaixada da China em Angola e a Universidade Rennim do gigante asiático.

Ao intervir na acção formativa, a Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, Ângela Bragança, fez saber que a iniciativa integra-se no esforço contínuo de reforço da consciência política, da disciplina e da capacidade de direcção dos dirigentes e quadros.

A dignatária disse ainda que a formação político-ideológica é um acto de defesa da identidade partidária, dos valores e da visão para Angola. “É, através dela, que garantimos que os nossos quadros compreendam o papel histórico do MPLA na construção do Estado angolano e a necessidade da unidade, da disciplina, ética e da lealdade ao MPLA e ao seu Líder.

Ângela Bragança reforçou que o Partido Comunista da China “traz-nos lições relevantes, sobretudo na capacidade de planificação estratégica, disciplina organizacional e coerência, que constituem, para nós MPLA, modelos que inspiram pelos resultados que têm produzido”.

Durante dois dias, os participantes adquiriram conhecimentos sobre o desenvolvimento económico de alta qualidade, e partilharam experiências de objectivos do desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade, bem como o papel da liderança do Partido Comunista Chinês no desenvolvimento agrícola e rural.

A persistência na liderança do Partido e o reforço da construção partidária, o estudo sobre mercado de trabalho, a inteligência artificial e a cooperação e assistência externa da China, estiveram também no centro dos debates.

A abordagem destes temas contou com as intervenções dos formadores chineses, com realce para Zheng Dongsheng, Chen Jiaying, Meng Xiaozhi, Li Xiaojun, e Dong Xiaoqi.

Estiveram igualmente presentes no seminário, o director do Departamento para a Política de Quadros do Comité Central, Jorge Miguéis, o segundo secretário provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira, dirigentes e quadros do Partido, da OMA e da JMPLA, assim como, formadores, conferencistas e líderes juvenis.

Por outro lado, a delegação chinesa esteve composta por quadros da Embaixada da China, professores e estudantes da Universidade Rennim.

Texto: DN