Jornal ÉME – Icolo e Bengo – 07.09.2025 – A Secretária do Bureau Político para Política Económica e Social, Idalina Valente, representou neste domingo (07) a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, no encerramento da Peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima 2025..

A missa de encerramento decorreu no município da Quiçama, província do Icolo e Bengo, e reuniu mais de 25 mil fiéis provenientes de todas as províncias de Angola, sob o lema: “Com Maria peregrinemos com Esperança”.

A cerimónia contou com a presença de altas figuras do Executivo angolano e do fórum político, com destaque para a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, além de membros do Secretariado do Bureau Político, como o Secretário para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, e a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás.

No final da liturgia, Idalina Valente destacou o incentivo do MPLA ao compromisso dos fiéis católicos, sublinhando que a peregrinação, uma das mais importantes do País, tem contribuído para a renovação da fé, a estabilização social e a consolidação da paz.

A dirigente considerou positiva a relação entre o MPLA e as igrejas e reconheceu ” o papel das igrejas no desenvolvimento moral e cívico do País, contando com a sua contribuição humanitária e na promoção dos valores sociais.”

Segundo Idalina Valente, as igrejas têm desempenhado um papel significativo não apenas na promoção da paz, através da fé e da estabilidade emocional e espiritual, mas também em áreas como educação, saúde, alfabetização e outras actividades que ainda representam desafios para o Estado.

A peregrinação teve início na sexta-feira (5), com a celebração de uma missa, seguida de catequeses e confissões.

No sábado (6), os fiéis acolheram a chegada da imagem da Mamã Muxima, culminando com a missa pontifical presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias.

Neste domingo (7), a missa de encerramento foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Maputo, Tonito Xavier Muananoua, e contou com a participação de milhares de fiéis que testemunharam, em comunhão, a profunda devoção a Deus e à Mamã Muxima.

Texto: NJ
Fotos: DG