Jornal ÉME – Luanda – 11.09.2025- As sólidas e históricas relações de fraternidade político-partidárias entre o MPLA e o PCC de Cuba ganharam nesta quinta-feira (11) novo ímpeto com o encontro mantido entre a Vice-Presidente do Partido, Mara Quiosa e o embaixador de Cuba acreditado em Angola, Oscar León González.

À saída da audiência, acompanhada pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, o diplomata cubano salientou que foi portador de um convite oficial da direcção do PCC, para que a Vice-Presidente do MPLA se desloque a Havana para participar nas cerimónias alusivas aos 60 anos de existência da Juventude Comunista de Cuba, a ocorrer em Outubro próximo.

Neste sentido, Oscar León González frisou que o referido convite surge no âmbito da dinamização do acordo de concertação política entre o PCC e o MPLA, assinado em Dezembro de 2023, que contém uma série de acções concretas, entre as quais a troca de visitas de delegações entre os dois países.

Para o embaixador de Cuba em Angola, a presença da Vice-Presidente do MPLA no evento internacional sinaliza o reforço e a consolidação dos laços bilaterais de cooperação e intercâmbio entre as duas organizações partidárias, bem como entre os respectivos governos e povos.

Por outro lado, Oscar León González afirmou que aproveitou a ocasião para prestar informações sobre os prejuízos significativos causados pelo bloqueio económico, comercial e financeiro imposto ao povo cubano, destacando, em particular, a inclusão da maior das Antilhas na lista dos países que alegadamente patrocinam o terrorismo.

Segundo o interlocutor, ouviu da Vice-Presidente do MPLA palavras de solidariedade, reiterando a posição histórica do Governo angolano contra essa política, expressa em diversos fóruns internacionais.

O diplomata cubano enalteceu os fortes laços históricos que unem a pátria de Fidel Castro à pátria de Agostinho Neto.

Angola e Cuba estão a celebrar o 50.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, cuja data exacta será assinalada no dia 15 de Novembro de 2025.

Texto: NBS
Fotos: DG