Jornal ÉME – Luanda – 20.11.2025 – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da Bélgica em Angola, Stéphane Doppagne, abordaram nesta quarta-feira (19), em Luanda, questões de âmbito bilateral ligados à preparação da Cimeira da União Africana – União Europeia (UA-UE), prevista para os dias 24 e 25 deste mês nesta cidade.
O encontro serviu para que as duas entidades tratassem também das questões regionais, multilaterais e os assuntos ligados à migração, assim como analisou as formas de estreitar a cooperação e o tratamento das questões relativas à mobilidade entre os dois países.
A Bélgica tem manifestado interesse no Corredor do Lobito e considera-o como uma área estratégica importante para o desenvolvimento regional.
De recordar que Angola e a Bélgica têm uma cooperação reforçada no sector diamantífero, com foco no comércio, mas também com interesse em progredir para a gestão, controlo de qualidade e produção.
A Bélgica, através do Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia (AWDC), é um parceiro comercial chave para Angola, com cerca de 99 por cento das exportações angolanas para a Bélgica, sendo diamantes e outros minerais.
JV/JA

