Jornal ÉME – Luanda – 16.10.2025 – A capital angolana será palco, nos dias 6 e 7 de Dezembro do corrente ano, da Reunião do Conselho da Organização Pan-africana das Mulheres (OPM), que debaterá os principais desafios enfrentados pelas mulheres no continente africano.

A informação foi prestada à imprensa na tarde desta quinta- feira (16), após uma audiência que a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, concedeu à Presidente da Organização da Mulher Angolana (OPM), Eunice Lipinge, na Sede Nacional do Partido, em Luanda.
A dirigente namibiana aproveitou a ocasião para entregar uma carta à Vice-Presidente do MPLA, com o intuito de ser encaminhada ao Presidente da República, João Lourenço, convidando-o formalmente a proferir o discurso de abertura da referida reunião.
Eunice Lipinge destacou também o espírito de camaradagem com a República de Angola, que celebra os 50 anos de Independência de Nacional, e homenageia a vida e obra do Primeiro Presidente do País, Agostinho Neto.
Ao abordar os desafios enfrentados pelas mulheres africanas, apontou os conflitos que se registam na República Democrática do Congo, Sudão, região do Sahel, além da prática de mutilação genital feminina, como questões que não podem ser ignoradas e que afectam negativamente a vida das mulheres. Sublinhou que essas problemáticas devem ser combatidas de forma contínua pelas autoridades locais.

Com exemplo de progresso, citou a República da Namíbia, onde os cargos de presidente ou vice-presidente e a presidente do Parlamento, são ocupados por mulheres, que demonstram competência no exercício das suas funções.
Destacou ainda a realidade angolana, onde os cargos de vice-presidentes do MPLA e da República, bem como, o de presidente da Assembleia Nacional, são igualmente ocupados por mulheres, representando uma conquista significativa para esta parcela da sociedade.
A Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM) é uma instituição internacional dedicada à promoção da igualdade de gênero, a emancipação das mulheres e ao fortalecimento das comunidades, desempenhando um papel crucial na defesa dos direitos humanos, da justiça social e do desenvolvimento sustentável.
Estiveram igualmente presentes no encontro realizado na Sede Nacional do Partido, a secretária regional para África Austral da OPM, Luzia Inglês Van-Dúnem “Inga”, membros do Secretariado Regional, assim como, o Assistente da Divisão Europa do Departamento das Relações Internacionais do Comité Central, Samuel Francisco.
Texto: DN
Fotos: DG