Jornal ÉME – Luanda – 26.09.2025 -O Primeiro-Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, recebeu nesta quinta-feira (25), na Sede Nacional do MPLA, a Embaixadora da República Bolivariana da Venezuela em Angola, Bélen Orsini, numa audiência marcada por diálogo construtivo e visão estratégica para o futuro da juventude.

O encontro, realizado num ambiente de amizade e convergência de ideias, teve como foco principal a criação de soluções conjuntas para o desenvolvimento integral da juventude angolana e venezuelana.

Durante o debate, que contou também com a presença dos dirigentes juvenis , respectivamente, o Secretário para Relações Internacionais, Kazekene Oliveira, e a Secretária para o Departamento de Educação Patriótica e Quadros, Yolanda Domingos, foram abordadas diversas áreas de cooperação , desde a captação de bolsas de estudo internacionais até programas de formação técnico-profissional, capazes de abrir novas oportunidades para os jovens.

O intercâmbio no domínio das redes sociais foi igualmente destacado como ferramenta de aproximação cultural e promoção de iniciativas conjuntas em tempos de comunicação digital acelerada.

A audiência reafirmou a importância da diplomacia juvenil como instrumento de solidariedade entre os povos africanos e latino-americanos. Ambas as partes sublinharam que, por meio de parcerias consistentes, é possível fortalecer laços históricos, estimular a criatividade dos jovens e impulsionar projectos, como inovação, empregabilidade e cidadania global.

A Embaixadora Bélen Orsini enalteceu a receptividade da JMPLA e reforçou o compromisso do governo venezuelano em estreitar a cooperação com a juventude angolana, ao salientar que “a união entre jovens é a chave para uma amizade sólida entre as nossas nações e para a construção de um futuro de oportunidades”.

Com esta aproximação, Angola e Venezuela renovam não apenas a amizade política entre os seus governos, mas também abrem novas perspectivas de intercâmbio académico, cultural e tecnológico.

Texto: AKP