Jornal ÉME – Sumbe-Cuanza Sul – 13.09.2025 -A província do Cuanza Sul viveu dois dias de intensa mobilização, numa acção coordenada pelo Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, que fortaleceu a presença da organização nas bases e estreitou os laços com a juventude local, culminando num claro apoio ao Presidente João Lourenço.
A agenda de trabalhos incluiu encontros com o Comité Provincial do MPLA, representado por Wenga Franco, em nome do Primeiro Secretário Provincial, Narciso Benedito, e com o Primeiro Secretário Provincial da JMPLA no Cuanza Sul, Ventura Vicente.
Durante a Assembleia de Militantes, o dirigente juvenil entregou meios de apoio destinados a fortalecer a capacidade organizativa das estruturas de base, e reafirmou a convicção de que “é na base que a organização se alimenta, cria soluções e inspira novas lideranças”.
Num momento de forte simbolismo cultural, reuniu-se também com os sobas da Ombala de Amboiva, reconhecendo o papel essencial das autoridades tradicionais na preservação da paz, da cultura e dos valores sociais.
Neste sábado (13), o Pavilhão do Benfica, no Sumbe, acolheu um imponente Acto Político de Massas, presidido por Justino Capapinha, que reuniu milhares de militantes, simpatizantes e amigos da JMPLA. O evento tornou-se um espaço de afirmação da unidade e coesão da juventude angolana, traduzido no apoio claro e inequívoco ao Presidente do MPLA , João Lourenço.
Na sua intervenção, Justino Capapinha destacou a prioridade que a juventude ocupa na agenda do Executivo, sublinhando os projetos estruturantes voltados para o desenvolvimento integral deste segmento da população.
Encorajou ainda os jovens a assumirem o papel de líderes comunitários. “O jovem da JMPLA deve ser, acima de tudo, aquele que serve, lidera e mostra, pelo exemplo, que a política é serviço, é entrega, é missão. A militância é compromisso e, com trabalho, disciplina e amor à pátria, podemos transformar cada bairro, cada comuna e cada município em espaços de diálogo inclusivo, esperança e desenvolvimento.”
A jornada no Cuanza Sul, marcada pelo contacto directo com as comunidades, diálogos com jovens e valorização da cultura tradicional, consolidou a JMPLA como a voz legítima da juventude angolana e reafirmou o seu compromisso com a construção de um futuro de paz, progresso e unidade nacional.
Texto: AKP