Jornal ÉME – Luanda – 22.11.25 – A jornalista Elsa Cassueca lançou (20), no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, a sua primeira obra literária, intitulada “A força do povo angolano na luta pela independência e afirmação de Angola”.

Com 150 páginas, o livro aborda diversos momentos marcantes da história contemporânea de Angola. Entre os temas em destaque, a autora realça o contributo das mulheres na luta pela Independência, com particular referência a Luzia Inglês Van-Dúnem, primeira mulher a atingir o posto de general no país. A obra explora ainda episódios como a tomada da banca em Angola, o papel de Ismael Martins enquanto primeiro governador do BNA, o legado histórico do Presidente Agostinho Neto, o percurso político de José Eduardo dos Santos e a trajectória política e militar do Presidente João Lourenço.

A apresentação da autora esteve a cargo do jornalista Paulo Duda, da TPA, e da escritora Canguimbo Ananás, que sublinharam o contributo de Elsa Cassueca para a Comunicação Social angolana, destacando a sua clarividência, rigor e dedicação ao longo da carreira.

O evento contou também com a apresentação de vídeos e testemunhos, entre outros, do antigo basquetebolista Miguel Lutonda, de Lourdes Caposso e de Manuel Augusto, secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, que marcou presença na cerimónia.

Natural de Luanda e vencedora do Prémio Nacional de Jornalismo “Angola 40 anos”, Elsa Cassueca possui uma trajectória marcada pela defesa da memória histórica e pela valorização de vozes frequentemente silenciadas.

A sua obra resgata histórias de coragem e resistência, evidenciando o papel determinante das mulheres, dos jovens e de todos os que sonharam – e sonham – com uma Pátria livre.

Além de ter sido quadro da Televisão Pública de Angola, a autora colaborou com o Jornal ÉME, com a revista Tvja e com a Xietu. Actualmente é membro do Comité Central do MPLA, presidente fundadora da associação “Movimento Angola Avante” e licenciada em Jornalismo e em Direito.

Texto: JV
Fotos: DG