Jornal ÉME – Cuanza Sul – 29.07.2025 – “O papel do Grupo Parlamentar transcende as paredes da Assembleia Nacional”, declarou a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, na cerimónia oficial de abertura das Terceiras Jornadas Parlamentares do MPLA, realizada esta segunda-feira (28), no Auditório do Instituto Superior Politécnico do Waco Kungo.

O evento marcou a reafirmação do compromisso dos representantes do povo com o fortalecimento da legislação parlamentar, e contou com a presença do Primeiro Secretário Provincial, Narciso Benedito, do Presidente do Grupo Parlamentar, Joaquim Reis Júnior e da Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do SBP à província do Cuanza Sul, Carla Leitão Ribeiro.
Durante a sua intervenção, Mara Quiosa salientou que é fundamental que os deputados estejam activos nas comunidades, nas plataformas digitais e na memória colectiva do povo, reforçando o papel da Assembleia Nacional como órgão representativo de todos os angolanos.
Acrescentou “que é lá onde se legisla, se monitoram as acções do Executivo, se representa o cidadão e se promove o debate político”.

O Primeiro Secretário Provincial, Narciso Benedito, por sua vez, destacou que a escolha do município do Wako Kungo, símbolo de dinamismo, resiliência e esperança, para acolher as jornadas parlamentares, fortalece o espírito de unidade nacional, o diálogo e o compromisso com as grandes causas do povo angolano.
Ao longo das jornadas, os deputados irão abordar temas estratégicos como a influência do Reino do Kongo na formação dos parlamentos africanos, a evolução dos poderes legislativos em Angola, o papel do poder local e das autoridades tradicionais, assim como as perspectivas económicas do País.
Os painéis incidem especialmente nos três pilares da história angolana, luta pela independência, conquista da paz e desenvolvimento nacional.

A iniciativa parlamentares reflecte o entendimento do MPLA de que os desafios actuais, a pressão sobre os serviços sociais e as exigências económicas requerem uma abordagem pedagógica e próxima das populações, visando esclarecer os avanços alcançados e os projectos em curso para melhorar as condições de vida.
A cerimónia contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político, da Comissão Executiva do Comité Provincial, autoridades tradicionais, auxiliares do Titular do Poder Executivo, primeiros secretários dos 24 municípios e demais convidados.
Texto: DN
Fotos: DG