Jornal ÉME – Luanda- 16.10.2025 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, recebeu nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma delegação do partido irmão FRELIMO, liderada pelo seu Secretário-Geral, Chakil Aboobacar.
A visita insere-se no reforço dos laços históricos de amizade, solidariedade, irmandade e intercâmbio entre as duas formações políticas.

A recepção calorosa à comitiva moçambicana contou com a presença do Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, acompanhado por membros do seu departamento.
A delegação da FRELIMO, composta por 10 membros, cumpre um programa de visita que inclui a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Soldado Desconhecido, seguida de um encontro oficial de trabalho com a Direcção Central do MPLA.
A agenda de quatro dias contempla ainda uma deslocação à província de Benguela, onde os representantes do partido moçambicano manterão contacto com as estruturas locais do MPLA.
Nos últimos anos, MPLA e FRELIMO têm intensificado os encontros político-partidários com o objectivo de aprofundar o conhecimento mútuo e promover a troca de experiências sobre os desafios da governação, visando o desenvolvimento económico e social dos respectivos países.
As relações entre os dois partidos remontam à luta pela libertação do jugo colonial, que culminou com as independências de Angola e Moçambique. A FRELIMO foi fundada a 25 de Junho de 1962, em Dar-es-Salam, na Tanzânia, e já teve como presidentes Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, Filipe Nyusi e, actualmente, Daniel Chapo.
Texto: NBS
Foto: DG