Jornal ÉME – Luanda – 09.02.2026 – O Bureau Político do Comité Central do MPLA dirige ao povo angolano de Cabinda ao Cunene, do mar ao leste e na diáspora, as mais calorosas felicitações por ocasião da celebração do 4 de Fevereiro, data histórica que assinala o início da Luta Armada de Libertação Nacional, marco decisivo da resistência heróica do nosso povo contra o colonialismo.

Neste dia de profundo significado patriótico, rendemos justa e sentida homenagem aos heróis do 4 de Fevereiro de 1961, combatentes e patriotas que, com coragem, sacrifício e firmeza de princípios, desencadearam a luta que conduziu à Independência Nacional programada pela voz esclarecida do saudoso presidente Dr António Agostinho Neto, à 11 de Novembro de 1975 e que afirmou a dignidade do povo angolano entre as nações livres do mundo.

A celebração do 4 de Fevereiro, neste ano, reveste-se de um simbolismo ainda mais elevado, por coincidir com as comemorações dos 70 anos de existência do MPLA, fundado a 10 de Dezembro de 1956.

Sete décadas de uma história indissociável da luta pela libertação nacional, da conquista da Independência, da defesa da soberania, da unidade nacional, da paz e da reconstrução e desenvolvimento do país.

Ao longo dos seus 70 anos, o MPLA afirmou-se como a principal força política da nação angolana, sempre fiel aos ideais de liberdade, justiça social, progresso e bem-estar do povo, colocando Angola e os angolanos no centro da sua ação política.

Neste momento de celebração, o Bureau Político do Comité Central do MPLA reafirma o seu firme compromisso de continuar a servir o povo, trabalhando, lado a lado com todos os angolanos, para a consolidação da paz, o reforço da unidade nacional, o aprofundar a democracia e a construção de uma Angola cada vez mais próspera, inclusiva e desenvolvida.

Que o exemplo dos heróis do 4 de Fevereiro e o legado histórico do MPLA continuem a inspirar as presentes e futuras gerações na defesa dos mais nobres interesses da Pátria.

Glória eterna aos Heróis do 4 de Fevereiro!

Paz trabalho e liberdade
A luta continua
A vitória é certa

Luanda aos 4 de Fevereiro de 2026

O BUREAU POLÍTICO