Jornal ÉME – Luanda – 06.02.2026 – Mais de 1.300 crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo o espectro do autismo, recebem acompanhamento especializado num projecto social que integra terapias e actividades inclusivas.
O complexo desportivo oferece acompanhamento individualizado, aulas aquáticas e jardim sensorial, proporcionando estímulos que favorecem o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
Cerca de 70 delas apresentam características do espectro do autismo, incluindo casos de hiperatividade e déficit de atenção.
Nesta quinta-feira (05), no final da visita da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, às instalações da DECIFER Sport Risort, no Lar do Patriota, município de Talatona, o responsável pelo projecto, Décio Coque, destacou o impacto do trabalho junto das crianças.
“Hoje abraçamos não só as necessidades do neurodesenvolvimento, mas também deficiência visual e da fala, conseguindo desenvolver um projecto mais inclusivo. O feedback tem sido muito positivo, porque a procura cresce a cada dia”, afirmou.
O programa social destina 40 por cento das vagas a crianças que não têm condições de pagar pelas terapias, garantindo inclusão social.
Decio Coque reforçou ainda que o projecto busca sensibilizar os pais sobre a importância do acompanhamento especializado.
A médica Adianelis Oduardo explicou que as terapias realizadas no centro tal como fonoaudiologia, neuroreabilitação, hidroterapia e estimulação digital, têm mostrado resultados visíveis na evolução intelectual, emocional e social das crianças.
Texto: JG
Fotos: DG

