Jornal ÉME – Luanda – 14.12.2025 – A 3.ª Edição do Congresso Internacional de Liderança Assertiva (CILA), destacou, na tarde desta sexta-feira (12), em Luanda, o legado da coragem e a resiliência das mulheres angolanas nos mais variados sectores da vida nacional, num acto testemunhado pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa.

O evento, que teve lugar no Hotel Epic Sana, decorreu sob o lema “Por Uma Nova Mentalidade” e contou igualmente com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e de um público qualificado, estratégico e comprometido com a construção de uma liderança moderna, assertiva e orientada para resultados.
Dissertando o tema “Liderar com Coragem e Resiliência: O Poder da Voz Feminina na Transformação da Sociedade Angolana”, a Primeira-Dama da República referiu que o futuro de Angola continua a ser forjado pelas mulheres, através da sua fé num futuro livre e marcado pelo trabalho, dignidade, inteligência e profundo amor à Pátria.
Ao exemplificar as mulheres que honraram o compromisso de lutar pela liberdade de Angola, Ana Dias Lourenço apontou as heroínas nacionais, como Deolinda Rodrigues, Engrácia dos Santos, Lucrécia Paim, Irene Cohen, entre outras, considerando-as “símbolos de bravura e intelectualidade”.
Por outro lado, lamentou o facto de existir no seio das sociedades indivíduos que não reconhecem a mulher com os mesmos direitos e obrigações que os homens. “E quando falamos do poder e liderança da mulher, são várias as resistências, as reticências dos poderes e das lideranças instaladas, que tentam bloquear o empoderamento da mulher”.

Para serem ultrapassados estes bloqueios, a oradora recomendou a promoção do diálogo permanente sobre igualdade do género e as formas de a concretizar no seio familiar, o incentivo à partilha de tarefas familiares e domésticas entre todos os membros da família, independentemente do género e da idade.
O Congresso Internacional de Liderança Assertiva abordou também temas como “Liderança em Tempos de Adversidade: Como Transformar a Crise em Oportunidade e Construir uma Nova Mentalidade Nacional”, “Como Liderar na Era da Pós-Verdade”, e “Empresas não vencem por acaso”.
Desde a realização da primeira edição, o CILA tem-se posicionado como um verdadeiro catalisador de conexões relevantes, um ambiente privilegiado para networking de alto nível, partilha de conhecimento qualificado e geração de oportunidades com impacto real no País e no mundo.
A presente edição do CILA reuniu no mesmo espaço personalidades de diversos ramos da sociedade, desde membros do governo, líderes empresariais, executivos, gestores públicos e privados, especialistas, docentes universitários, estudantes de elevado potencial, e empreendedores.
Texto: DN
Fotos: AF

