Jornal ÉME – Luanda – 26.04.2025- A Secretária do Bureau Político para o Departamento de Política de Quadros do MPLA, Ângela Bragança, juntou-se este sábado (25), em Luanda, à entusiástica comunidade de fiéis, da Promaica, (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica), para celebrar a sua Páscoa.
Em representação da Vice-Presidente do Partido, a presença da dirigente da Direcção Central do MPLA, simbolizou um momento de união e solidariedade, ressaltando a importância da fé, do espírito de renovação e da esperança inerentes à Páscoa.
Ângela Bragança, acompanhada pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, integrou o ambiente festivo, que reuniu mais de três mil mulheres. O evento foi marcado por momentos de partilha sobre os valores de esperança e fraternidade que a Páscoa representa transcendendo as diferentes expressões da fé cristão presentes.
A celebração eclesiástica, presidida pelo Reverendíssimo, Frei Felisberto Quaresma, incluiu a homilia da palavra de Deus, cânticos e orações.
Houve também um momento, dedicado à memória e ao legado do Papa Francisco carinhosamente lembrado como o Papa dos “afectos”, falecido no dia 21 deste mês e cujo funeral ocorreu neste sábado.
Na ocasião, Ângela Bragança expressou a sua gratidão às “mamãs” da Promaica pela dedicação à Igreja e à sua missão, incentivando-as a manterem o fervor da fé, a alegria e a criatividade que caracterizam o movimento.
A dignitária reiterou a importância do movimento continuar a trilhar o caminho da fé , preservando a sua identidade face aos desafios das sociedades contemporâneas.
A Coordenadora Nacional da Promaica , Isilda Sambalanda afirmou que a instituição tem actuado em diversas áreas, com foco na formação integral das mulheres para que se tornem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Isilda Sambalanda apelou também aos angolanos para celebrarem a paz e a reconciliação nacional com o espírito da Páscoa.
A Promaica, fundada na Diocese de Benguela em 1990 por iniciativa e inspiração de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, então Bispo daquela Diocese tem como missão primordial promover a participação e o papel da mulher angolana na vida da Igreja Católica.
Considerado o maior grupo feminino da Igreja Católica em Angola, a Promaica tem-se destacado na promoção de acções de solidariedade para com as mulheres mais vulneráveis, e em iniciativas de formação que visam o seu empoderamento, muitas vezes em contextos de violência doméstica.
O movimento rapidamente se expandiu para todas as 20 dioceses do País, constituindo actualmente um importante suporte para a acção evangelizadora da Igreja em Angola.
Texto: NBS
Fotos: LF