Jornal ÉME – Luanda – 06.05.2025 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Mário António, esteve presente, nesta terça-feira (6), na cerimónia de celebração do 80.º aniversário do Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica, que decorreu no Museu Nacional de História Militar, em Luanda.
A convite da Embaixada da Rússia em Angola, Mário António representou a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, no evento.

O dirigente fez-se acompanhar pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para o Departamento das Relações Internacionais, Manuel Augusto, tendo ambos sido recebidos pelo Embaixador da Federação da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, que lhes dirigiu saudações.
As comemorações russas do Dia da Vitória de 1945, assinalado anualmente a 9 de Maio, rememoram o triunfo das tropas soviéticas sobre a Alemanha nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial, marcado pela tomada de Berlim pelo Exército Vermelho.
No seu discurso de abertura, o embaixador Vladimir Tararov realçou a relevância histórica desta data para o destino mundial, sublinhando o papel fundamental do seu país na luta contra o fascismo.
“É muito difícil sobrestimar o significado histórico desta vitória para o destino de todo o mundo. Hoje, mais do que nunca, é crucial atentar para as lições do passado, que demonstram claramente a importância de impedir a germinação do nazismo”, enfatizou.

Segundo Tararov, a luta heroica do povo soviético inspirou inúmeros povos oprimidos a iniciarem as suas próprias contendas contra o domínio colonial.
Nesse sentido, expressou homenagem não apenas aos veteranos soviéticos, mas também a todas as nações que pugnaram pela sua independência e pelo seu direito ao desenvolvimento soberano.
“Esta vitória que hoje celebramos impulsionou as actividades dos diversos movimentos de libertação nacional na Ásia, América Latina e, em particular, no continente africano”, frisou o diplomata durante a sua intervenção.
Em paralelo, a Embaixada da Rússia enalteceu a proeza do povo angolano na defesa da sua Independência, recordando os heróis angolanos, soviéticos e cubanos que combateram lado a lado na Batalha do Cuíto Cuanavale.

Deputados à Assembleia Nacional, membros do Corpo Diplomático acreditado em Angola e oficiais generais das Forças Armadas Angolanas, entre outras figuras de destaque, também estiveram presentes na antiga Fortaleza de São Miguel para celebrar o feriado nacional da Rússia.
A cerimónia de aceitação de novos membros no movimento infanto-juvenil patriótico russo “Yunarmiya”, o concerto em tributo aos heróis da Grande Guerra Patriótica e da Batalha do Cuíto Cuanavale, bem como a apresentação do filme recentemente produzido sobre a façanha dos laços russo-angolanos na Batalha do Cuíto Cuanavale, intitulado “África Secreta. Angola. Última Batalha”, foram momentos marcantes da celebração do 80.º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica.
Texto: JG
Fotos: DG