Jornal ÉME – Luanda – 03.12.2025 – A Católica Luanda Business School e a DeltaGest Capital, assinaram (29), em Luanda, novo acordo que visa impulsionar o mercado de capitais.

O projecto marca o início da cooperação estratégica orientada para a produção de conhecimento, inovação, promoção de modelos de gestão e investimento sustentável no país. Visa, também, reforçar o compromisso conjunto com a boa-governança, transparência, independência institucional e impacto social positivo.

Com duração de três anos e a possibilidade de renovação, o acordo vai permitir a realização de uma conferência anual sobre fundos de capital de risco, investimento sustentável, ESG, governança e inovação, intercâmbio entre alunos, docentes e profissionais, programas de estágio, mentoria e experiências práticas no sector corporativo, entre outras.

A assinatura do documento foi testemunhada por executivos da Direcção da CLBS e do Conselho de Administração da DeltaGest Capital, com particular realce para os signatários Alano Sicato (decano da Faculdade de Economia e Gestão e Presidente do Conselho de Direcção da CLBS) e João Santos (presidente do Conselho de Administração da DeltaGest Capital).

O mercado de capitais é um segmento do mercado financeiro onde se negociam activos financeiros, como acções e títulos que permitem empresas e governos captarem recursos para financiarem seus projectos.

Sabe-se, entretanto, que parte integrante do mercado financeiro serve para fomentar o desenvolvimento socioeconómico do país por meio de diferentes empresas que reúnem capital para financiar suas actividades e projectos de expansão por meio de bolsas de valores, correctoras e instituições financeiras.

O mercado de capitais em Angola foi fundado em 10 de Setembro de 1997, com a criação do Núcleo do Mercado de Capitais e Bolsa de Valores tendo como objectivo fundamental a modernização do sistema financeiro angolano e as finanças empresariais.

JV/JA