Jornal ÉME – Luanda – 08.12.2025 – A nova Sede Nacional do MPLA será inaugurada na próxima quarta-feira (10/12), em Luanda, num acto solene a ser orientado pelo Presidente do Partido, João Lourenço, anunciou, hoje (08/12), em conferência de imprensa, o Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário.
Ladeado pelo Secretário do Bureau Político para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, o dirigente fez saber que a cerimónia de abertura oficial do novo edifício está enquadrada no plano de actividades para as celebrações do 69.⁰ aniversário da fundação do MPLA, a assinalar no próximo dia 10 de Dezembro.

O Secretário Esteves Hilário enfatizou que o acto de inauguração será testemunhado pelos membros do Bureau Político residentes em Luanda, Primeiros Secretários Provinciais, funcionários e quadros do Comité Central, militantes da OMA e da JMPLA e, convidados.
Destacou que as actividades vão decorrer em todo o País e na diáspora, sob o lema “MPLA- Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, com realce para a realização de actos políticos de massas, palestras, mesas-redondas, colóquios, manifestações músico-culturais e desportivas, fogueiras do militante e visitas a infra-estruturas de impacto social.
ACTO CENTRAL DO “10 DE DEZEMBRO”
No decurso da Conferência de Imprensa, o Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação avançou que o acto central político de massas, em alusão ao “10 de Dezembro”, data da fundação do MPLA, terá lugar no próximo dia 13 do mês em curso, no espaço adjacente das futuras instalações do Hospital dos “Queimados”, no município do Kilamba.

Esteves Hilário salientou que, para saudar a efeméride, os comités provinciais do Partido anteciparam a realização dos actos locais no último sábado (06/12), onde foram destacadas as distintas fases da trajectória de lutas e de vitórias do MPLA, Partido fundado em 10 de Dezembro de 1956.
Após o acto central, no Kilamba, serão realizadas as “Festas do M”, iniciativa que prevê a demonstração das potencialidades da gastronomia angolana, manifestações da identidade cultural nacional, intercâmbio e partilha de conhecimentos, e outras acções que visam exaltar os 69 anos de existência do maior Partido de Angola.
Desde a sua fundação, o MPLA traçou no seu Programa Maior a construção de uma sociedade justa, democrática e pluripartidária, de bem-estar e progresso social, livre da exploração e da opressão do homem angolano.
Baseado em princípios e métodos progressistas e profundamente enraizado nas massas populares, o MPLA conduziu, com firmeza e determinação, a Luta de Libertação Nacional, cumprindo o seu Programa Mínimo a 11 de Novembro de 1975, que foi a Proclamação da Independência Nacional de Angola.
Texto: DN
Fotos: DG

