Jornal ÉME – Huambo – 21.11.2025 – As mulheres são efectivamente o garante das vitórias e o coração pulsante da mobilização social no País, reconheceu (21), na província do Huambo, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa.
Ao discursar na 12.ª Assembleia Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos da OMA, a dirigente ressaltou que “nenhum partido, nenhuma organização política, nenhuma agenda de governação” pode conhecer sucesso sem a força e a determinação das mulheres.
“Hoje, nesta Assembleia Constitutiva da OMA, na província do Huambo, estamos a iniciar mais uma etapa do processo orgânico que antecede ao 8.º Congresso Ordinário previsto para 27 de Fevereiro a 01 de Março de 2026”, frisou a Vice-Presidente, acrescentando que com este acto estão a celebrar o reforço da democracia interna, a participação activa, o dinamismo e a força transformadora da mulher angolana.
Fazer parte deste Órgao não significa ter um título, “significa que teremos de trabalhar mais. Não é honra vazia, é missão. Não é estatuto, é entrega”, salientou a dirigente, enfatizando que o “Huambo exige entrega. O nosso povo exige entrega. O MPLA exige entrega”.
Segundo Mara Quiosa é preciso dinamismo na acção e presença constante nas comunidades, pois, cada militante deve sentir que a estrutura provincial está mais próxima, mais atenta e mais actuante.
A partir de hoje, sublinhou, começa o novo ciclo de maior proximidade da OMA na província do Huambo que exige trabalho de campo, contacto humano, escuta activa, acompanhamento dos problemas reais, como a violência doméstica, o desemprego, o empreendedorismo feminino, o acesso à saúde, a protecção da criança, a educação das raparigas, a emancipação económica e participação política das mulheres.
“É este o espírito que temos de levar aos bairros, às aldeias, comunas, igrejas, escolas, universidades, aos mercados e nossos lares”, defendeu Mara Quiosa durante o evento testemunhado pelo Primeiro-secretário do Comité Provincial do Huambo, Pereira Alfredo, membros do Secretariado do Bureau Político, a Secretária-geral da OMA, Joana Tomás, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, dirigentes, quadros e militantes da OMA, distintas autoridades tradicionais e convidados.
Texto: JG
Fotos: DG

