Jornal ÉME – Luanda – 20.10.2025 – O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar, realizou neste domingo (19), em Luanda, um encontro com a comunidade moçambicana residente em Angola, durante o qual dialogou de forma descontraída e aberta sobre os vários desafios enfrentados pelos cidadãos.

O encontro de auscultação ocorreu no âmbito da visita de trabalho que o partido FRELIMO efectua à Angola desde o dia 16 deste mês, com o objectivo de estreitar as relações entre os dois partidos.

Durante o encontro, Chakil Aboobacar compartillhou informações actualizadas sobre Moçambique, e destacou que a situação no país continua estável, com as instituições a funcionarem normalmente e a população a circular livremente por todo o território nacional.

Referiu que, em virtude da contestação dos resultados eleitorais e consciente dos desafios que surgem em cada ciclo eleitoral o Presidente Daniel Chapo decidiu promover o “Diálogo Nacional Inclusivo”, uma plataforma liderada pelo Presidente de Moçambique.

Segundo o Secretário-Geral,
o propósito essencial da iniciativa é assegurar que os cidadãos possam dialogar entre si e, “juntos construirmos o país que desejamos”, um país de paz e tranquilidade, onde a população se dedica exclusivamente na promoção do desenvolvimento.

Chakil Aboobacar sublinhou que o pensamento do Presidente Daniel Chapo é de “que os moçambicanos acima de tudo, devem beneficiar dos seus recursos, das suas riquezas e conquistas”.

Reiterou ainda o compromisso do Presidente em trabalhar para resolver, de forma efectiva e concreta, os problemas que afectam a população.

Durante o encontro, a comunidade moçambicana residente em Angola apresentou questões relevantes para o desenvolvimento de Moçambique, bem como preocupações relacionadas à vida no território angolano.

O Secretário-Geral da FRELIMO agradeceu a presença de todos e manifestou total disponibilidade em continuar a apoiar a comunidade residente em Angola, e assegurou que os temas abordados serão encaminhados às autoridades competentes para a devida resolução.

Texto: JG
Fotos: Paulo Prado