Jornal ÉME – China – 17.10.2025 – Uma delegação da Organização da Mulher Angolana (OMA), encabeçada pela sua Secretária-Geral, Joana Tomás, está a participar desde o passado dia 12 de Outubro do corrente ano, na Cimeira Mundial das Mulheres, que decorre na República Popular da China.

A cerimónia de abertura do evento que se estende até ao próximo dia 21, foi presidida pelo Presidente da China, Xin Jinping, e contou com as presenças da líder da Federação Nacional de Mulheres da China, Shen Yoeyue, de membros do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês além de outras convidadas ao encontro.

Durante a sua intervenção, a Secretária-Geral da OMA destacou a visão estratégica do Presidente da República, João Lourenço, que tem promovido a participação da mulher em cargos de liderança e na política, contribuindo significativamente para o empoderamento feminino em Angola.

“A liderança do Camarada Presidente João Lourenço, marca a história de Angola pois temos pela primeira vez, mulheres a ocupar os cargos de Vice-Presidente da República, Presidente da Assembleia Nacional, Presidente do Tribunal Constitucional e a Vice-Presidente do MPLA” reforçou a dirigente.

Segundo Joana Tomás, essas conquistas contam com a participação activa da OMA, que na qualidade de maior organização sociopolítica feminina de Angola, testemunhou a assinatura da Declaração de Beijing e tem contribuído para a elaboração de leis de protecção à família, às raparigas e às crianças.

A dignitária apelou à união de esforços para garantir o acesso igualitário à tecnologia e à educação digital para mulheres e meninas, erradicar a pobreza feminina e ampliar a protecção social, melhorar os serviços públicos e assegurar condições dignas de trabalho para todas as mulheres.

A delegação angolana participa do evento a convite da Federação Nacional de Mulheres da China, e busca trocar experiências e conhecimentos com líderes de organizações femininas de todo o mundo, com o objectivo de continuar a fortalecer a actuação da OMA.

Texto: DN