Jornal ÉME – Dande (Bengo)- 04.10.2025 – No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da independência nacional, o Presidente da República, João Lourenço, procedeu, na manhã deste sábado (04), à inauguração do novo Complexo Desportivo Paralímpico José Armando Sayovo.

À margem do acto, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, salientou a relevância e o impacto da infra-estrutura, considerando-a um grande ganho para o desporto, não apenas na província, mas em todo o País.
Visivelmente alegre e satisfeita, Mara Quiosa realçou a multiplicidade de serviços que a empreitada oferece e que vai permitir que a prática desportiva seja realizada com dignidade e orgulho.
“É, na verdade, um projecto concebido pela causa da inclusão no desporto, que abre um novo paradigma e prova que o desporto não é privilégio de alguns, mas um direito de todos”, ressaltou.

A Vice-Presidente reconheceu que o espaço agora erguido constitui uma justa homenagem a José Armando Sayovo, um exemplo de superação, inclusão, integração social e desenvolvimento humano, mesmo diante das adversidades.
Mara Quiosa apelou à população para a conservação da infra-estrutura, e alertou para a necessidade de evitar actos de vandalismo.
“Este é um bem precioso para todos nós. Precisamos cuidar dele para garantir que continue a servir as futuras gerações”, afirmou.

Com esta inauguração, a província do Bengo inscreve-se na história das comemorações do cinquentenário de Angola como exemplo do progresso que o País tem alcançado em diversas áreas, com destaque para o desporto.
O surgimento do primeiro Centro Desportivo Nacional de Alto Rendimento no País representa mais um esforço contínuo para assegurar que as conquistas da independência nacional se traduzam em benefícios reais para os cidadãos.
Texto: NBS
Foto: DG