Jornal ÉME – Luanda – 08.10.2025 – O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, recebeu nesta quarta-feira (8), representantes de diversas organizações juvenis religiosas, no âmbito da sua agenda de escuta permanente e diálogo construtivo com as diferentes franjas da juventude angolana.
Durante as audiências, foram discutidos mecanismos de cooperação entre a JMPLA e as instituições religiosas juvenis, com foco na promoção de valores patrióticos, espirituais e de responsabilidade social.
Na ocasião, Justino Capapinha destacou o papel determinante da juventude na preservação da paz, na defesa da unidade nacional e na construção de uma Angola próspera e inclusiva.
Os líderes juvenis religiosos elogiaram a iniciativa, considerando-a um sinal de abertura e respeito à diversidade cultural e religiosa.
“A JMPLA tem demonstrado uma postura de diálogo aberto e inclusivo. É gratificante ver um movimento político com esta sensibilidade para ouvir as organizações religiosas e compreender o papel da fé na formação de jovens responsáveis e comprometidos com o País”, frisou, o director-geral da juventude do Jucica, Felisberto Chivinda
Durante o encontro, o representante da Ceast, Celestino Epalanga,
informou que o foco principal da reunião foi a discussão sobre o congresso da Comissão Episcopal.
“O Congresso da Reconciliação vai acontecer nos dias 6 e 7, e esta iniciativa enquadra-se nas celebrações dos 50 anos da independência de Angola”, afirmou.
“A escuta activa promovida pela JMPLA é um gesto de respeito e reconhecimento. A juventude da nossa igreja acredita que a construção de uma Angola melhor passa também pela união entre valores espirituais e cívicos. A paz começa no coração de cada jovem”, acrescentou Celestino Epalanga.
Em representação da juventude da Igreja Metodista Unida, Mauro Oliveira sublinhou o valor do diálogo interinstitucional promovido pela JMPLA como instrumento essencial para o fortalecimento da paz, da fé e do compromisso social dos jovens.
“Acreditamos que a verdadeira transformação começa com o diálogo e com o envolvimento dos jovens em causas que promovam o bem comum.
Este encontro reforça a parceria entre fé e cidadania, pilares indispensáveis para a construção de uma Angola mais justa e fraterna”, disse o director distrital.
“A JMPLA demonstra que a verdadeira liderança se faz com aproximação, humildade e diálogo. Saímos desta audiência com esperança renovada e vontade de colaborar em acções conjuntas que promovam a fé, a solidariedade e o amor ao próximo”, expressou o director-geral da Igreja Evangélica dos Irmãos Menonitas de Angola (IEIMA), Donaldo Tchime.
Os participantes reiteraram o interesse em aprofundar a cooperação com a JMPLA em áreas como formação ética e cívica, liderança juvenil, solidariedade social e voluntariado, e reconheceram a organização como um parceiro essencial na promoção dos valores morais e patriótico.
Esta acção integra-se no programa de escuta e aproximação às organizações juvenis que a JMPLA tem vindo a implementar, para reforçar o seu papel como força motriz da juventude patriótica e consciente, comprometida com os ideais de paz, progresso e unidade nacional.
Texto: AKP
Fotos: DG