Jornal ÉME – Cuba -16.09.2025 – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou recentemente, na cidade de Havana, a figura do nacionalista cubano José Martí como símbolo de entrega na luta pela liberdade e justiça social do povo cubano.

A dirigente parlamentar fez essas declarações durante um acto de homenagem ao Herói Nacional, com a deposição de uma coroa de flores no memorial erguido em sua honra, localizado na Praça da Revolução.
Ao assinar o livro de honra disponível no memorial, Carolina Cerqueira afirmou que a trajectória do antigo político cubano oferece lições perenes para a continuidade do compromisso com a liberdade, a justiça, a amizade e a solidariedade entre os povos que lutam por um mundo melhor.
“Que o seu engajamento e sentido de patriotismo inspirem as gerações futuras, por um mundo melhor”, reforçou a presidente da Assembleia Nacional.

O memorial, composto por uma torre em forma de estrela e uma estátua de José Martí, foi inaugurado em 1996 por Fidel Castro. O espaço preserva o legado, a vida e a obra daquele que é considerado “o mais universal dos cubanos”, cuja luta incansável pela independência do país permanece como referência histórica.
O local abriga e difunde diversos documentos e fotografias de valor, que retratam as diferentes etapas da vida do Herói Nacional cubano.
A continuidade de sua vasta obra na Revolução é o propósito essencial do Museu Memorial José Martí, composto por cinco salas que correspondem às cinco pontas da estrela que define seu desenho arquitectónico.
Texto: JÉME