Jornal ÉME – Addis Abeba, Etiópia – 08.09.2025- O Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, assinalou neste sábado (07), em Addis Abeba, os principais eixos para o fortalecimento da cooperação entre o continente africano e a região das Caraíbas, destacando a importância da implementação efectiva das decisões já tomadas.

Durante a sessão de abertura da 2.ª Cimeira entre a União Africana e a Comunidade do Caribe (CARICOM), o Chefe de Estado angolano recordou a assinatura, em 26 de setembro de 2024, de um Memorando de Entendimento que visa intensificar a colaboração em áreas estratégicas como comércio, transporte, educação, ciência, cultura e apoio mútuo.

O Presidente João Lourenço sublinhou que África e Caraíbas devem avançar com maior firmeza na concretização dos compromissos assumidos, através do reforço da cooperação em sectores prioritários e da criação de mecanismos claros que permitam transformar decisões políticas em benefícios tangíveis para os povos das duas regiões.

O Presidente em exercício da União Africana disse que “constatamos com grande satisfação que há uma dinâmica que nos faz acreditar na concretização dos nossos objectivos comuns e, neste aspecto muito particular, gostaria de realçar os importantes progressos que se vêm registando no âmbito da nossa cooperação, de que destaco a instalação do Escritório do Afrexim Bank nas Caraíbas”.

João Lourenço assinalou com satisfação os progressos já alcançados, e destacou a instalação do Escritório do AfreximBank nas Caraíbas como um marco importante que abre novas oportunidades de comércio e investimento.

 A realização dos Fóruns Afro-Caribenhos de Comércio e Investimento, actualmente na sua quarta edição, como iniciativas que têm aproximado empresários e governos, foi igualmente mencionado pelo Presidente.

A cimeira abordou temas relacionados às relações bilaterais e à concertação em matérias de interesse comum, tanto no plano continental como internacional e foi realizada sob o lema “Parceria Transcontinental na Busca da Justiça para os Africanos e Afrodescendentes através das Reparações”.

A conferência reuniu líderes políticos, representantes de organizações internacionais e membros da diáspora africana, com o objectivo de estreitar os laços históricos, culturais e económicos entre África e as Caraíbas.

JÉME