Jornal ÉME – 19.08.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, realizou na tarde desta terça-feira (19), uma visita à empresa Candy Factory, localizada na Zona Económica Especial (ZEE), na província do Icolo e Bengo, com o objectivo de verificar in loco a capacidade instalada da indústria, reconhecida pelo seu compromisso com o crescimento económico e a inovação no sector de confeitaria em Angola.

A visita ocorreu a convite do embaixador da Sérvia acreditado em Angola, Milos Persic, e contou com a presença do governador do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, além de membros do Bureau Político do Partido, entre os quais Nádia Monteiro, Idalina Valente e Justino Capapinha.

Em declaração à imprensa, Mara Quiosa destacou a relevância da Candy Factory como referência nacional no sector, que atende actualmente cerca de 40 porcento da demanda interna.

 “É um volume de negócios bastante significativo, o que nos motivou a conhecer de perto a capacidade instalada desta importante infra-estrutura”, afirmou.

A Vice-Presidente ressaltou ainda o processo produtivo da empresa e as iniciativas voltadas para o fortalecimento da indústria nacional, com impacto directo na geração de empregos e no desenvolvimento económico do País.

Nesse contexto, Mara Quiosa defendeu o aumento do investimento privado como estratégia para tornar a economia angolana mais atractiva e considerou satisfatório o crescimento do sector industrial.

“É gratificante ver cada vez mais indústrias surgirem em Angola, um segmento essencial para o nosso desenvolvimento e projecção internacional. Felizmente, temos observado a produção de diversos produtos com o selo ‘Feito em Angola’, exportados para várias partes do mundo.”

A dirigente apelou aos investidores nacionais e estrangeiros para que continuem a apostar no País, e a confiar nas políticas económicas do Executivo, que oferecem incentivos com o objectivo de reduzir os custos de produção.

Também destacou as potencialidades da Zona Económica Especial, classificando-a como o maior parque industrial do País.

“Além da produção diária, a ZEE tem contribuído significativamente para a criação de empregos, especialmente para a nossa juventude”, sublinhou.

Por sua vez, o embaixador Milos Persic reafirmou o compromisso da Sérvia em continuar a apoiar Angola, como tem feito desde a luta pela independência. “Hoje enfrentamos uma nova batalha, a do desenvolvimento económico e social”, declarou.

O diplomata elogiou a Candy Factory como exemplo de investimento bem-sucedido e garantiu que, em breve, outras empresas europeias, especialmente sérvias deverão investir em Angola, atraídas pelo seu potencial e pela qualificada força de trabalho jovem, activa e educada.

Texto: NJ

Fotos: DG