Jornal ÉME – Luanda – 15.07.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, marcou presença nesta segunda-feira nas celebrações do Dia Nacional da França, realizadas em Luanda, que também assinalaram os 49 anos de relações diplomáticas entre Angola e a República Francesa.

À chegada ao evento, Mara Quiosa foi calorosamente recebida pela embaixadora francesa em Angola, Sophie Aubert, que expressou palavras de boas-vindas entusiásticas, destacando a importância da ocasião.

A festividade assinala o 14 de Julho de 1789, data emblemática da Tomada da Bastilha, considerada um marco inicial da Revolução Francesa e celebrada como o principal feriado nacional da França.

Durante o seu discurso, a embaixadora Sophie Aubert destacou a expressiva presença económica francesa em Angola, com investimentos relevantes nos sectores da energia, infraestruturas e serviços.

Sophie Aubert, frisou que empresas francesas têm investido significativamente em Angola, impulsionando o desenvolvimento económico e tecnológico do país.

Sublinhou também que a França figura como o segundo maior investidor estrangeiro e um dos maiores empregadores privados em território angolano.

Reconhecendo os desafios existentes, como a necessidade de diversificação económica e redução da dependência do petróleo, a diplomata apontou oportunidades promissoras de colaboração, especialmente nas áreas das energias renováveis e da agricultura, essenciais para o desenvolvimento sustentável do país.

Ao mencionar os 49 anos de relações diplomáticas entre Angola e França, a embaixadora sublinhou os laços históricos entre os dois países, caracterizados pela fraternidade, solidariedade e pelo excelente ambiente político-diplomático existente.

Relembrou ainda que a França foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a independência de Angola, estabelecendo uma relação de cooperação duradoura e benéfica que se fortaleceu com base no respeito mútuo e interesse comum.

O evento ficou ainda marcado, com a exibição pública de um espectáculo de fogo de artifícios.

Participaram das celebrações diversas entidades diplomáticas, políticas, da sociedade civil,, deputados a Assembleia Nacional, entre outras entidades.

Texto: NBS
Fotos: DG