Jornal ÉME – Luanda – 29.01.25 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu nesta terça-feira (28) em Luanda, o presidente do Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas (FIJE), Clinton Matias Luanda, no âmbito da apresentação do Projecto de Bolsas de Estudos, denominado “Caminhos Abertos, Vencemos Juntos”.

Clinton Matias enfatizou aos jornalistas que a visita de cortesia foi uma oportunidade para dar a conhecer o projecto de 10 mil bolsas de estudo que a FIJE está a desenvolver com o objectivo de criar oportunidades educacionais para jovens angolanos.

Referiu que a instituição concebeu um projecto de 10 mil bolsas de estudo para Angola, faseado em 10 anos. “Cada ano enviamos para a República do Brasil, 1.000 estudantes com o objectivo de se formarem em diversas áreas e contribuir para o desenvolvimento do País”.

No encontro, na Sede Nacional do MPLA, Clinton Matias referiu que a associação, enviou 125 estudantes para o Brasil. Por esta razão, apelou as instituições públicas e privadas no apoio institucional para aumentar a capacidade de execução das actividades e melhorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar o alcance das iniciativas.

Localizado no Morro Bento, Rua 21 de Janeiro, no edifício da ENDE, as bolsas de estudo do FIJE são somente para o Brasil, cujos candidatos devem possuir o curso médio concluído, licenciatura, pós-graduação dentre outras formações universitárias.

ADEJA ABORDA INTEGRAÇÃO DA JOVEM MULHER

A agenda da Vice-Presidente privilegiou também durante o fim da manhã deste dia, audiência ao presidente da Associação para o Desenvolvimento Progressivo da Juventude de Angola (ADEJA), Hermenegildo Cazequene.

O encontro que contou com a presença do Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, serviu de igual modo para apresentar inicialmente a ADEJA, a Direcção do Partido.

Durante o encontro foram também abordados temas ligados ao enquadramento e a promoção do empreendedorismo da jovem mulher.

Hermenegildo Cazequene ressaltou a imprensa, que apresentou a Vice-Presidente do MPLA, as iniciativas da associação, com destaque para a realização de uma Conferência Nacional no dia 31 de Maio deste ano, que visa galvanizar a presença das mulheres nas principais posições de liderança do País.

Implantado em seis províncias do País e três países nomeadamente, França, Alemanha e a vizinha República da Namíbia, a associação juntamente com os principais parceiros institucionais, como a AGET, INAPEM, AIPEX e outros, apoiaram 502 jovens empreendedores e empresários em 2024.

A ADEJA existe há três anos e lançou um projecto denominado “Caminho Rural”, uma iniciativa que tem como objectivo promover o empreendedorismo e a empregabilidade no seio da juventude angolana.

Texto: JG
Fotos: DG