Jornal ÉME – Luanda – 25.02.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, prestigiou na manhã deste domingo (25), na catedral tocoísta do templo do Deus vivo, em Luanda, o culto das celebrações do 106.⁰ aniversário natalício do fundador da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Os Tocoístas”, Simão Gonçalves Toco.
A dignitária esteve acompanhada dos membros do Secretariado do Bureau Político, entre os quais, Idalina Valente, Esteves Hilário, Joana Tomás, Pedro Teta e Maria Antonieta Baptista, e do segundo secretário do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira.
Ao intervir na cerimónia solene, Luísa Damião, começou por transmitir à igreja uma mensagem de felicitações do Presidente do MPLA, João Lourenço, pela celebração do 106.⁰ aniversário natalício do fundador daquela denominação religiosa.
Ao descrever o percurso histórico do fundador da igreja, Luísa Damião, referiu que, Simão Gonçalves Toco, teve uma trajectória inspiradora, de paz, de respeito, de perdão e de evangelização, que deve ser seguida pela juventude tocoísta, em particular, e angolana no geral.
“106 Anos depois, ficámos satisfeitos e com muita alegria e honra viemos participar desta celebração, onde está presente o seu legado de respeito, unidade, solidariedade, pacificação dos espíritos e de compromisso com a pátria, e sobretudo em desenvolver a nossa pátria angolana” asseverou a dirigente.
O líder dos tocoístas nasceu a 24 de Fevereiro de 1918 na localidade de Sadi-Zulumongo, no município do Maquela do Zombo, província do Uíge, e faleceu em Luanda no bairro Terra Nova, a 31 de Dezembro de 1983, vítima de doença prolongada.
O processo de implantação da igreja tocoista, teve o seu início em Fevereiro de 1943, quando Simão Gonçalves Toco, deslocou-se à Leopoldiville, actual Kinshasa, e selecionou 12 jovens angolanos, tendo constituído deste modo, a 5 de Abril do mesmo ano, o núcleo embrionário da denominação, inicialmente designado por “Coro Evangelístico”.
A data foi instituída como o Dia da Cultura Tocoísta, porque foi a partir da mesma que terão sido lançadas nas suas plenitudes, as bases da edificação do que hoje denomina-se Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.
Leituras de mensagens de felicitações à igreja, momentos de exaltação a figura do profeta Simão Gonçalves Toco, marchas triunfantes, entoação de louvores a Deus, estiveram em evidência no culto de celebração de mais um aniversário daquele que lançou as bases do tocoísmo em Angola.
Presenciaram igualmente o culto festivo, os membros do Bureau Político residentes em Luanda, deputados a Assembleia Nacional, governantes, integrantes do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola, líderes de diferentes denominações religiosas, o embaixador da República Democrática do Congo em Angola, Kalala Constantine, e membros da sociedade civil.
Texto: DN