Jornal ÉME – Luanda – 01.04.24- A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira (01), na Sede Nacional do Partido, a escritora moçambicana, Paulina Chiziane, com quem abordou assuntos ligados aos investimentos relacionados a formação e ao empoderamento da mulher africana, como retorno seguro.

No final do encontro, Paulina Chiziane, recentemente eleita uma das 100 mulheres mais influentes do mundo, destacou que teve a oportunidade de trocar impressões profundas sobre as perspectivas e os desafios do desenvolvimento e da força da mulher africana.

“É preciso descolonizar as mensagens que surgem fora do Continente Africano, que abordam de forma distorcida o preconceito das mulheres, como se África não tivesse história, nem memória colectiva forte”, referiu Paulina Chiziane.

A escritora destacou que durante o encontro fraternal , conversaram sobre a forma conjunta, de fazerem “o resgate da mulher africana, sobretudo nesta fase em que o continente precisa de uma libertação mental, que vem de mulheres fortes, que podem e devem construir economias fortes”.

Ainda coincidiram na vontade de uma maior política de inclusão financeira, económica e o seu empoderamento no continente.

“É preciso urgentemente, alterar o quadro, pois África precisa não só do empoderamento das mulheres, mas sobretudo da sua libertação financeira”, realçou a proeminente escritora.

Paulina Chiziane é a primeira mulher a receber em 2003, o Prémio José Craveirinha, pela obra “Niketche”, uma história de poligamia.

Texto: NBS

Fotos: DG