Jornal ÉME – Bengo – 30.09.24 – Sob a presidência do 1º Secretário Comunal do Partido das Mabubas, António Muginga Leitão Ribeiro, realizou-se no último dia 27 a VIII Conferência Comunal de Balanço das Mabubas. O evento contou com a presença da maioria dos delegados e do coordenador do Grupo de Acompanhamento à comuna, Anderson Cabral Pascoal.

Durante a abertura, o primeiro secretário comunal, António Muginga Leitão Ribeiro, destacou a importância de seguir os programas e orientações do Partido, enfatizando a necessidade de uma maior inserção do MPLA no seio das comunidades. Segundo Ribeiro, “o futuro do nosso partido está nas nossas mãos, o êxito apenas depende do nosso trabalho.”

A plenária apreciou e aprovou o relatório de balanço das actividades desenvolvidas pelo comité comunal nos últimos dois anos, além do plano de acções para os próximos dois anos. Durante a reflexão sobre os resultados alcançados, os delegados ressaltaram a importância de manter a continuidade do trabalho político nas organizações de base do Partido, nas suas organizações sociais – OMA e JMPLA – e de intensificar as relações com outras organizações da sociedade civil, em resposta às orientações do líder, com o lema: “Todos para as bases, todos para as comunidades”.

Foi ainda recomendado um foco maior nas zonas rurais, identificadas como fundamentais para o desenvolvimento da comuna. Nesse sentido, os incentivos oferecidos pelo Executivo foram apontados como cruciais para a implementação de vários projetos previstos para a localidade.

Ao final dos trabalhos, o Comité Comunal aprovou duas moções importantes. A primeira foi uma moção de apoio ao Presidente do MPLA e da República de Angola, Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço, reconhecendo as reformas em curso no país e encorajando a sua continuidade. A segunda foi uma moção de agradecimento às entidades, singulares e colectivas, que contribuíram para a realização bem-sucedida da conferência.

No encerramento, o coordenador do Grupo de Acompanhamento, Anderson Cabral Pascoal, elogiou a forma democrática como os temas foram discutidos, reafirmando o compromisso de defender o Partido e o seu líder. Pascoal sublinhou a necessidade de levar para as bases toda a energia e dinamismo, promovendo o trabalho nas comunidades e cultivando a solidariedade e harmonia. Ele ainda destacou que os Primeiros Secretários dos CAP devem ser camaradas comprometidos com a causa do Partido.

Por fim, Anderson Pascoal fez um apelo para que os agentes recenseadores do Censo Geral da População e Habitação, que decorre em todo o país, sejam recebidos com carinho, e reiterou a importância de continuar a defender a visão do Presidente João Lourenço.

DIP/Dande