Jornal ÉME – 28.05.24 – Luanda – O MPLA e o Partido Comunista do Vietname realizaram nesta terça-feira (28), na Sede Nacional do Partido, um seminário sobre “A vida, obra e o pensamento do Presidente Ho Chi Minh nas Relações entre o Vietname, Angola e a África”.
O evento decorreu durante a visita que o Secretário do Comité Central para o Departamento de Propaganda do Partido Comunista do Vietname, Nguyen Trong Nghia, efectua desde domingo (26) à República de Angola, visando o reforço das relações bilaterais entre os partidos MPLA e PCV.
O seminário sobre a vida e obra de Ho Chi Minh foi presidido pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, que aclarou os objectivos do evento, “promover a troca de informações e dar formação aos dirigentes, quadros e militantes”.
Manuel Augusto afirmou que o tema escolhido para a referida formação “foi assertiva”, elevará os conhecimentos dos participantes sobre o contributo do Presidente Ho Chi Minh na luta de libertação de Angola e de outros países africanos contra o jugo colonial, “que marcou de forma indelével a história da revolução no continente”.
Por sua vez, o Secretário do Comité Central para o Departamento de Propaganda do Partido Comunista do Vietname, Nguyen Trong Nghia, realçou que a formação serviu para uma melhor interpretação dos dirigentes, quadros e militantes, sobre a história do passado, do presente e o futuro dos partidos.
Já o Secretário do BP para a Informação, Esteves Carlos Hilário, referiu que o encontro reforçou a história e as relações futuras entre os dois partidos políticos, o MPLA e o PCV, no âmbito da diplomacia, da amizade e da solidariedade entre os partidos e os povos.
Sublinhou que o povo angolano reconhece o apoio do Presidente Ho Chi Minh aos povos oprimidos que lutavam contra o regime colonial, não só em Angola, mas também, noutros países africanos.
Participaram do seminário, membros do Secretariado do Bureau Político, membros dos secretariados da OMA e da JMPLA, directores do Comité Central, chefes de divisão e membros da comitiva do Partido Comunista do Vietname.
Texto: NJ
Fotos: DG