Jornal ÉME – Luanda – 15.09.23 – A Direcção Central do MPLA realizou nesta sexta-feira (15) no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, um colóquio nacional sobre a vida e obra de Agostinho Neto, como forma de prestar um valioso tributo ao Primeiro Presidente da República Popular de Angola.

O acto de abertura do evento foi presidido pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, que na ocasião, considerou Agostinho Neto, líder carismático, médico profundamente humano, hábil diplomata de fino trato, escritor da Sagrada Esperança, estadista, e figura que se destaca em primeira linha no panteão dos heróis da Pátria.

Na actividade que decorreu sob o lema “17 de Setembro: Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”, a dirigente referiu que ao celebrar-se o 101.º aniversário natalício do Guia Imortal, o MPLA insta os seus militantes a interpretar convenientemente a obra e vida do Presidente “Neto” .

A actividade esteve enquadrada no âmbito das celebrações do “17 de Setembro” Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, e teve como objectivo enaltecer a figura e a obra de Agostinho Neto, reverenciar a contribuição do Presidente Agostinho Neto, na liberdade de Angola e de África, bem como os esforços para a conquista da Paz em todo o território nacional.

O colóquio que juntou escritores, poetas, políticos, músicos e académicos, abordou as dimensões política, cultural e da literatura revolucionária de Agostinho Neto, e tiveram como prelectores os camaradas Roberto de Almeida, Conceição Cristóvão e Abreu Paxe.

Os oradores destacaram o papel de Agostinho Neto na luta de libertação nacional em África, em que realizou duas importantes conferências em 1968 e 1974 na República da Tanzânia .

Os palestrantes revelaram também que em 1938, com apenas 16 anos, Agostinho Neto publicou um interessante artigo em que criticava de forma contundente o regime colonial português, onde apelava a solidariedade por parte dos seus concidadãos.

O acto ficou marcado também com momentos culturais, onde Nzambi Paulo, Carlos Lamartine e Teresa Cohen que interpretaram diversas canções baseadas nos poemas do Guia Imortal da Revolução Angolana.

Estiveram igualmente presentes no evento, o Secretário-Geral do MPLA em exercício, Pedro Neto, membros do Secretariado do Bureau Político do Comité Central, do Conselho de Honra, deputados à Assembleia Nacional, a viúva do Presidente Agostinho Neto, Maria Eugenia Neto, membros do governo, directores e chefes de Divisão do Comité Central, académicos, e demais convidados.

Texto: DN

Fotos: DG