Jornal ÉME – 23.12.21 – A Vice – Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, esteve quarta-feira (22) no Centro de Reabilitação e Reinserção de Toxicodependentes, onde participou num emocionante encontro de dinamização de momentos de lazer e de convívio com os jovens utentes desta instituição.

Para tomar contacto com a realidade vivenciada no seu dia-a-dia, a Vice-Presidente, efectuou uma visita guiada às instalações, num percurso que também contou com a presença do Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, com o segundo-secretário do Comité Provincial do Partido, camarada João Mpilamosi, assim como da directora geral do Centro, Fausta da Conceição.

A dirigente teve a oportunidade de constatar o estado físico da infra-estrutura que conta com vários compartimentos, entre os quais enfermaria, farmácia, biblioteca, salas de informática, fisioterapia, áreas de lazer, de reuniões e de aulas, dormitórios, refeitório e uma capela.

Num ambiente de festa e bastante euforia, a Camarada Luísa Damião protagonizou uma das surpresas do encontro, com a entrega de forma simbólica de 12 títulos de altas para os pacientes que se recuperaram e que após anos de tratamento deixam a referida unidade de internamento.

Ao intervir no acto, a Vice-Presidente do MPLA, disse que levou ao centro uma mensagem de esperança por acreditar no poder da superação e expressou a sua solidariedade aos jovens na batalha contra a dependência. 

A dirigente solicitou os presentes, a exercitarem os princípios da solidariedade e do humanismo, em particular na atenção aos grupos mais vulneráveis.

Ao abordar o valor da fraternidade, Luísa Damião enfatizou, que é uma das características do MPLA e uma causa nobre que todos deveremos abraçar. “Estamos em Dezembro um mês que devemos intensificar cada vez mais a solidariedade e o amor”, realçou.

Luísa Damião mencionou a posição do MPLA sobre a preocupação “com todas as questões sociais, razão pela qual reservamos um pouco do nosso tempo para aferir o funcionamento deste centro e fazer uma advocacia no sentido de que possam melhorar, algumas situações”.

Para equilibrar a dieta alimentar, a Vice-Presidente procedeu a entrega de diversos produtos de primeira necessidade entre os quais arroz, açúcar, farinha de trigo, peixe, óleo e massa alimentar, feijão, refrigerantes, detergentes e produtos de biossegurança para o combate a pandemia da Covid-19.

Por sua vez, a directora geral do Centro, referiu que a unidade tem como missão tratar, reabilitar e reinserir os utentes que apresentavam transtornos mentais provocados pelo excesso de ingestão de substâncias psicotrópicas. 

Estiveram presentes no acto, os membros do Secretariado do Bureau Político, nomeadamente os camaradas Maricel Capama, Pedro Neto, Jorge Dombolo, Idalina Valente, João de Almeida Azevedo “Jú Martins”, Maria Antonieta Baptista, Joana Tomás e Crispiniano dos Santos.

Fizeram ainda parte da comitiva os membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido no Bengo.

Localizado no município do Dande, província do Bengo, o centro é um dos principais do país, cujo objecto social é a reabilitação de pessoas envolvidas com drogas e álcool. 

DN/HT

DG