Jornal ÉME – Luanda – 31.03.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, visitou, quinta-feira (30), no município de Talatona, em Luanda, o Hospital Materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, onde procedeu a oferta de kits de primeira necessidade às mães de bebés recém-nascidos.

Luísa Damião disse que escolheu o dia 30 de Março, por ser a data em que o hospital completa nove meses desde a sua inauguração pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, numa prova evidente de que o Executivo continua comprometido com Angola e os angolanos.

A Vice-Presidente do MPLA reconheceu também que a sua visita enquadra-se no mês dedicado à mulher e, por esta razão, levou palavras de conforto aos trabalhadores daquele hospital composto maioritariamente por mulheres.

Para Luísa Damião, o Hospital Azacont de Menezes tem estado a “contribuir para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano do país”, prestando bons serviços aos utentes que ali se dirigem.

 Acompanharam a Vice-Presidente do MPLA, a Secretária geral da OMA, Joana Tomás, a Secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, membros do Bureau Político e do Comité Central, assim como o Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio.

Na ocasião, a dirigente louvou os esforços do Executivo na materialização do seu Programa de Governo, tendo adiantado que além daquela unidade sanitária, está o Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e outros do país, a contribuirem positivamente para o índice de desenvolvimento humano.

Entretanto, a directora do Hospital Materno Infantil Dr. Azancot de Menezes, Manuela Mendes, disse que aquela unidade atendeu, durante os nove meses da sua existência, três mil 565 partos por cesariana, 177 cirurgias pediátricas, nove mil e 655 partos.

Relativamente às mortes, aquela responsável justificou que aconteceram devido a factores externos à unidade hospitalar e os tratamentos que estas mulheres fazem antes de procurarem os serviços.

Em virtude das dificuldades por que passam muitos pacientes em termos de transporte, a directora Manuela Mendes apelou as operadoras de transportes a colocarem uma linha para aquela circunscrição.

Situado no município de Talatona, o Hospital Materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, foi inaugurado há nove meses pelo Presidente da República, João Lourenço, conta diariamente com 717 trabalhadores, realiza várias cirurgias e hemodiálise.

Texto: JV
Fotos: DG