Jornal ÉME – Luanda – 25.07.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, prestigiou na manhã desta terça-feira (25) em Luanda, a cerimónia de abertura do 1.⁰ Congresso Eclesial Extraordinário da Igreja Tocoísta do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.
Luísa Damião ao usar da palavra, no acto, começou por transmitir uma saudação especial do Presidente da República, João Lourenço, à Direcção da igreja Tocoísta, pela celebração dos 74 anos da denominação religiosa na nobre missão de levar o Evangelho de Cristo ao Mundo.
A dirigente felicitou o líder da Igreja, Dom Afonso Nunes pela condução dos destinos da igreja, firmada numa liderança, coesa e unida, que faz com que esta denominação religiosa, continue na senda da moralização da sociedade, para a preservação da paz.
“Queremos felicitar-vos também pelos temas elencados para este congresso, que nos fazem perceber que a igreja está no caminho certo e comprometida com as famílias angolanas”, asseverou.
Destacou o trabalho realizado pela igreja Tocoísta ao longo deste período, com realce para o processo de formação de novos quadros, as várias campanhas de moralização da sociedade, promovendo deste modo a paz e o desenvolvimento do País.
Por sua vez, Dom Afonso Nunes, ao falar do papel da igreja africana de matriz crista, destacou o compromisso na responsabilidade de marcar a diferença nas variantes da organização, disciplina, no interpretar as Sagradas Escrituras, e assumir as obrigações como igreja profética, apostólica e evangélica com todos os dons e ministérios.
O conclave que se realiza de 25 a 30 do mês em curso, decorre sob o lema “Repensando a Igreja de Cristo, Avaliando as Normas e Unificando os Pensamentos”, e visa actualizar os documentos reitores em obediência às conclusões saídas no 5.ºCongresso Ordinário realizado em Julho de 2021.
A Vice-Presidente esteve acompanhada pelos membros do Secretariado do Bureau Político, respectivamente, Joana Tomás e Crispiniano dos Santos, do primeiro secretário provincial de Luanda, Manuel Homem, assim como dos directores de Departamento e Gabinetes do Comité Central do MPLA.
Participaram do culto representantes de igrejas, membros do Executivo convidados entre os quais, a secretária-geral do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola, Deolinda Dorcas Teca, e da sociedade civil.
Texto: DN
Fotos: DG