Jornal ÉME – Luanda – 25.05. 2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, assinou na manhã deste domingo (25), o livro de condolências na Embaixada do Vietname em Luanda, em memória do falecimento do ex-presidente da República Socialista do Vietname, Tran Duc Luong, ocorrido no passado dia 20 de Maio de 2025, aos 89 anos de idade, em Hanoi.

A dignitária expressou os mais profundos sentimentos de pesar ao Partido Comunista do Vietname (PCV) e por seu intermédio ao povo vietnamita, sublinhando a relevância histórica do ex-presidente e a importância deste momento de luto e solidariedade.

A iniciativa permitiu que a delegação integrada por membros do Secretariado do Bureau Politico e os demais presentes entre os quais, Mário António, Pedro Teta, Ângela Bragança, Mário Pinto de Andrade, Esteves Hilário, Idalina Valente e Nádia Agostinho, expressassem igualmente os seus sentimentos de pesar e apoio ao povo vietnamita.

Em declarações à imprensa, a Vice-Presidente do MPLA, destacou as relações históricas e de longa data de cooperação entre o MPLA e o Partido Comunista do Vietname.

Mara Quiosa salientou que, recentemente, o MPLA , marcou presença com uma importante delegação nas celebrações do 50.º aniversário da histórica Unificação do Vietname, um testemunho da solidez desses laços.

A ocasião serviu também para reafirmar o desejo de continuar a fortalecer as relações bilaterais e enfatizar os laços históricos e a profunda solidariedade que unem os dois movimentos de libertação, que partilharam experiências na luta pela independência e autodeterminação.

Mara Quiosa sublinhou que as relações entre o MPLA e o Partido Comunista do Vietname são marcadas por uma longa história de cooperação e boa convivência, assente em valores e objectivos comuns.

Segundo a interlocutora, um dos pontos de destaque na cooperação entre os dois partidos é no domínio da formação política, pela vasta experiência do Vietname. Nesse sentido, a colaboração visa a troca de experiências e o contínuo fortalecimento dos dois partidos.

A comitiva incluiu ainda directores e membros do Comité Central e quadros do partido que fizeram parte da comitiva, reforçando o carácter institucional e diplomático da visita, que visou também estreitar os laços de cooperação e amizade entre as duas entidades.

Trun Duc Luong nasceu aos 05 de Maio de 1937, em Pho Khanh, foi o 5.º Presidente da República Socialista do Vietname.

Texto : HT
Fotos: DG