Durante o evento, Luísa Damião manteve um diálogo cordial com os representantes dos países desta Organização Latino-Americana ,em que defendeu a necessidade do fortalecimento dos mecanismos de integração face aos desafios económicos e regionais.
Este encontro, foi promovido, pelas embaixadas dos países acreditados na República de Angola, respectivamente as Repúblicas de Cuba, Nicarágua e Bolivariana da Venezuela, e serviu igualmente para os representantes dos países, reflectirem sobre os desafios ligados as realidades desta região.
O evento da ALBA-TCP juntou no Memorial António Agostinho Neto, membros da sociedade civil, corpo diplomático acreditado em Angola e outras entidades, e visou igualmente fazer o balanço dos progressos alcançados pela Organização Latino-Americana, bem como perspectivar os próximos desafios.
Além da República de Cuba e Bolivariana da Venezuela, fazem parte do bloco a Bolívia, Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, e Granada.
Criada em Havana a 14 de Dezembro de 2004, a ALBA-TCP constitui uma plataforma de integração regional para lutar contra a pobreza e a exclusão social, com base na solidariedade, complementaridade e cooperação entre os seus países membros.
Texto: JG