Jornal ÉME – Luanda – 27.06.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, participou, na noite de quarta-feira (26), nas comemorações alusivas aos 49 anos de Independência da República de Moçambique, proclamada a 25 de Junho de 1975, marcando o fim da ditadura colonial naquele país.
O jantar de confraternização em que Luísa Damião participou, serviu igualmente para apresentar o candidato da FRELIMO às eleições presidenciais de Outubro próximo, Daniel Francisco Chapo. Ambos responderam a um convite da embaixadora de Moçambique, Osvalda Joana.
Além de Luísa Damião e Daniel Chapo, participaram distintas figuras nacionais e estrangeiras, com destaque para os embaixadores dos Estados Unidos da América, Tulinabo Mushingi, da Rússia, Vladimir Tararov, de Cuba, Oscar Gonzalez, o 1⁰ Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, e outras entidades diplomáticas acreditadas em Angola.
Na sua intervenção de boas-vindas aos convidados, a embaixadora de Moçambique, Osvalda Joana, considerou excelente a cooperação entre Moçambique e Angola, no âmbito das relações bilaterais.
Afirmou que tal facto é evidenciado pelo intercâmbio que os dois países mantêm nos vários domínios, nomeadamente, na vertente empresarial, política, económica e cultural.
Por sua vez, o candidato da FRELIMO às eleições presidenciais, Daniel Chapo, no seu discurso de apresentação aos moçambicanos residentes em Angola, agradeceu a recepção calorosa, proporcionada pelos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, com quem estreitou as relações de amizade e de cooperação.
Texto: NJ
Fotos: DG