Jornal ÉME- Luanda- 11.02.25- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, participou nesta terça-feira (11), na Aula Magna alusiva à celebração do 64.º aniversário do início da luta armada.
A actividade decorreu no auditório Maria Medina, jurista de reconhecido mérito que por sua corajosa actuação na defesa dos acusados no famoso Processo dos 50, teve sua militância politica ligada a muitos dos mais activos nacionalistas angolanos.
Estiveram presentes no evento os membros do Secretariado do Bureau Político, integrantes do Processo 50, Sobreviventes do 04 de Fevereiro, membros do Conselho de Honra do MPLA e renomados académicos da Reitoria da Universidade António Agostinho Neto.
Ao iniciar o acto com a entoação do Hino Nacional, Mara Quiosa pediu que fosse cantado em viva voz, destacando o seu significado ligado ao patriotismo e à cidadania.
“É um dever cívico que nos convida a honrar aqueles que se sacrificaram pela nossa liberdade. É gratificante estarmos rodeados dos nossos pais e mães presentes para celebrar este momento porque a união de gerações, dos mais jovens aos mais experientes, é um testemunho da força da nossa história”, referiu Mara Quiosa.
“Gostaria de parabenizar a Universidade António Agostinho Neto e a presidência pela organização deste evento tão importante, cujo tema escolhido, a introspecção do início da luta pela libertação nacional, é fundamental para mantermos viva a memória do 4 de Fevereiro de 1961, data que marca o início da nossa independência”.
Neste evento, diferentes gerações se encontram para revisitar a nossa história com realismo e determinação e temos a honra de ouvir os testemunhos reais daqueles que lutaram pela nossa liberdade, heróis que enfrentaram a opressão colonial com coragem e nos legaram um país livre.
Segundo a Vice-Presidente do MPLA, este é um momento de reconhecimento e homenagem aos heróis da nossa história gloriosa, símbolos de coragem de uma geração que abriu o caminho para a libertação de Angola.
“Que o seu exemplo inspire novas gerações a defender a Pátria com o mesmo empenho e sacrifício.”
Na mesa do presidium, a Vice- Presidente esteve acompanhada, da Vice- Reitora da Universidade António Agostinho Neto, Fernanda Benedito, do Primeiro Vice- presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca e do Decano da Faculdade de Direito, André Victor e da moderadora, Anabela Cunha.
O prelector do evento foi o historiador Américo Cuononoca que descreveu as diferentes etapas da luta de libertação nacional.
Houve uma animação cultural com poesia e música.
Texto: HT
Fotos: AKP
