Jornal ÉME – Luanda – 29.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, realçou neste sábado (29), em Luanda, a crucial contribuição das mulheres empresárias angolanas para o desenvolvimento do País
Mara Quiosa discursava na 2.ª edição da Conferência Anual de Jovens Mulheres Empresárias de Angola e considerou as mulheres um segmento muito importante de qualquer sociedade, especialmente quando associado ao sector privado, como o empreendedorismo, a criatividade, a coragem e a resiliência.

A dirigente justificou que a mulher “é um segmento muito importante” para o país, “primeiro porque ajudamos e contribuímos para o desenvolvimento de Angola, segundo porque ajudamos a gerar riqueza e terceiro, não menos importante, tem a ver com a questão da empregabilidade”.
Durante o evento, Quiosa expressou o seu profundo apreço pelo empenho e impacto positivo das suas actividades no progresso nacional.
Para a Vice-Presidente do maior partido angolano, é crucial reconhecer que o Governo sózinho não conseguirá resolver o problema do desemprego.
“É preciso que tenhamos cada vez mais um sector privado robusto, para que esse sector privado robusto possa nos ajudar a promover cada vez mais o emprego”, reforçou Mara Quiosa, que esteve acompanhada pelo Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, e pela Secretária do Bureau Político para Administração e Finanças, Nádia Monteiro.
Mara Quiosa acrescentou que o Executivo liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, está atento à situação e tem implementado políticas públicas para facilitar a “vida a esse sector empresarial”.

“Mulheres na Vanguarda do Desenvolvimento Sustentável de Angola – Inclusão, Coesão e Expansão” foi o tema central da conferência organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).
O evento, que decorreu na Tenda do Centro de Conferências de Belas (CCB), contou com a presença da Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança Sambo, que abrilhantou o momento com o discurso de abertura perante centenas de convidados, incluindo entidades estatais e institucionais.
A conferência também contou com as boas-vindas do presidente da ANJE Angola, Cumbi Júnior, que apontou os inúmeros problemas enfrentados pela juventude, com destaque para a classe empresarial.
Entre os temas debatidos, destacou-se o primeiro painel sobre “Mulheres e os 50 anos de Independência: A Expansão do Empoderamento Feminino em Angola”, moderado pelo “General Foge a Tempo”.
Texto: JG
Fotos: DG