Jornal ÉME – Luanda – 11.02.25- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, , destacou, nesta terça-feira (11), em Luanda, a importância do empoderamento da mulher para a construção de sociedades mais estáveis e justas.

A afirmação foi feita durante a sessão de abertura da 5ª Reunião Regional do Secretariado Regional da Organização Pan-Africana das Mulheres (SRAAO), realizada no salão nobre do edifício CIF ONE.

 A Vice-Presidente do MPLA, presente no evento, esteve acompanhada pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, e pela Secretária Regional da OPM para a África Austral, Luzia Inglês “Inga”.

Perante uma plateia diversificada de mulheres, Mara Quiosa enfatizou que o empoderamento feminino se traduz directamente na melhoria da qualidade de vida de famílias e comunidades.

A dignatária ressaltou que a política nacional de igualdade e género do governo angolano tem impulsionado a participação das mulheres na vida política e económica do país.

“Sob a liderança do Presidente João Lourenço, medidas concretas têm sido adoptadas para fortalecer os mecanismos de combate à discriminação contra a mulher e assegurar as condições para que elas possam desenvolver plenamente o seu potencial”, afirmou Mara Quiosa.

A 5ª reunião regional ordinária do Secretariado Regional da SRAAO, decorreu sob o lema “Empoderamento das mulheres e sua contribuição para a plena realização da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

Este encontro contou com a participação de representantes de Angola, Namíbia e Zimbábue.

A Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM), agência especializada da União Africana, desempenha um papel crucial na luta pelo empoderamento feminino e igualdade de género no continente.

A organização propõe-se a apoiar mulheres africanas vítimas de conflitos políticos, defender e proteger meninas e vítimas de terrorismo e conflitos armados.

Tem também como objecto trabalhar pela implementação do estatuto da mulher no continente e do Protocolo de Maputo, que trata do empoderamento feminino.

Texto: NBS
Foto: DG