Jornal ÉME – Luanda – 04.07.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, foi a figura central da terceira cerimónia da segunda fase de condecorações promovidas pelo Presidente da República, João Lourenço, inseridas nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.

Durante o evento solene, realizado nesta quinta-feira (03) no Palácio Presidencial, Mara Quiosa recebeu das mãos do Chefe de Estado a Medalha e o Diploma de Mérito, em reconhecimento ao seu papel destacado na construção e consolidação do Estado angolano.

A distinção sublinha a sua trajetória política marcada pelo compromisso com a democracia, a coesão nacional e o desenvolvimento sustentável.

RECONHECIMENTO CONTÍNUO A FIGURAS DE MÉRITO

Importa sublinhar que esta iniciativa de homenagens teve início antes da cerimónia de 03 de Julho. No passado dia 16 de Maio, em sessão distinta, o Presidente da República condecorou o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, com a Medalha da Classe de Paz e Desenvolvimento.

O agraciamento insere-se no processo de valorização de personalidades cujas acções marcaram de forma indelével a história do País, contribuindo para a consolidação da paz e do desenvolvimento nacional.

No dia 29 de Março, foi condecorada a Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, Ângela Bragança, com a Medalha da Classe de Paz e Desenvolvimento. Esta distinção ocorreu em cumprimento da Lei n.º 2/25, de 18 de março de 2025, que institui a Medalha Comemorativa alusiva à efeméride, valorizando o papel dos quadros nacionais.

RECONHECIMENTO A MEMBROS DO SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO

Vale ressaltar que, a 16 de Maio do presente ano, a Secretária do Bureau Político para a Política Económica e Social, Idalina Valente, foi distinguida pelo Presidente da República com a Medalha da Classe de Paz e Desenvolvimento.

A condecoração reconhece o seu relevante contributo para o progresso nacional, especialmente nas áreas de políticas públicas que impactam o bem-estar social e o desenvolvimento económico do País.

Ainda na cerimónia de 03 de Julho, o Presidente João Lourenço condecorou vários membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA com Medalhas da Classe de Independência e de Paz e Desenvolvimento.

A distinção constitui um gesto simbólico de valorização institucional, reconhecendo o contributo relevante de cada homenageado para o progresso sociopolítico da Nação e para a consolidação das estruturas democráticas angolanas.

Entre os homenageados da categoria Paz e Desenvolvimento figuram também os Secretários do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Sebastião Teta, e para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade.       

No âmbito da terceira cerimónia de condecorações inserida nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, realizada nos dias 2 e 3 de Julho de 2025, o Presidente da República, João Lourenço, distinguiu também com Medalhas da Classe de Paz e Desenvolvimento os Secretários do Bureau Político do MPLA, João de Almeida Martins, Manuel Domingos Augusto, e Manuel Goncalves Muandumba.

As homenagens visam reconhecer o papel relevante destes dirigentes na projeção externa do país, na aproximação entre o MPLA e os cidadãos, e na condução dos processos políticos e eleitorais que sustentam a democracia nacional.

Numa mensagem alusivas a estas comemorações, o Presidente João Lourenço, citou “hoje, reconhecemos não apenas o passado de luta, mas também a persistência na construção de uma Angola mais justa e desenvolvida”.

Texto: DN

Fotos: DG / CIPRA