Jornal ÉME – 21.06.24 – Luanda – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu (20) entidades políticas e religiosas, designadamente, o embaixador de Cuba em Angola, Óscar Gonzalez, os reverendos, Mawete Viticilo, André Eurico e Edivaldo Simão e, a mentora do programa de orientação e empregabilidade juvenil, Sónia Felo, com quem tratou questões relacionadas com o reforço das relações políticas e económicas entre Angola e Cuba, o papel da igreja na sociedade e, a empregabilidade juvenil, respectivamente.

Na primeira audiência, Luísa Damião recebeu o embaixador de Cuba acreditado em Angola, Óscar Gonzalez, que disse, ao sair do encontro, que a conversa cingiu-se ao acordo de intercâmbio existente entre os dois países e povos, reforçados recentemente aquando da visita da delegação do MPLA à República de Cuba.  


Entretanto, o diplomata expressou o compromisso de Cuba continuar a trabalhar no sentido de fortalecer os laços políticos e diplomáticos entre os dois países, consolidando a amizade histórica que os une.

O presidente da Missão Evangélica da Reconciliação em Angola, reverendo Mawete Viticilo, também recebido pela Vice-Presidente do MPLA, explicou que se dirigiu à Sede do Partido para endereçar o convite à Camarada Luísa Damião, para participar nas celebrações dos 35 anos de existência da Igreja, que terá lugar entre os dias 28 de Julho a 4 de Agosto do corrente ano.

No que concerne ao seu papel, o reverendo Mawete Viticilio considerou que “a igreja continua a sua missão de reserva moral da sociedade, não só na sua tarefa de evangelização, mas também, na moralização da sociedade angolana, sensibilizando os cidadãos para as boas práticas”.

Neste contexto, o secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, apóstolo André Cangovi Eurico, disse que a sua deslocação à Sede do MPLA serviu para agradecer o apoio do Partido durante o seu mandato e garantir a disponibilidade da sua congregação na construção de uma sociedade saudável.

Já o representante das igrejas evangélicas em Lisboa, Portugal, o pastor Edivaldo Simão, informou que na audiência reflectiram sobre a moralização e sensibilização dos jovens na diáspora, que enfrentam situações drásticas e, no quadro das parcerias, serem desenvolvidas acções que solucionem algumas carências.

Por último, a mentora do programa de orientação e empregabilidade juvenil, Sónia Felo, aclarou que a reunião com Luísa Damião serviu para apresentar os pilares do seu programa, bem como estratégias de empregabilidade juvenil para estimular a juventude no desenvolvimento de soluções sustentáveis e de ingresso no mercado de trabalho.

Texto: NJ
Fotos: DG