Jornal ÉME – Luanda – 22.03.2025- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, foi uma das personalidades de referência que esta sexta-feira (21) no Palácio de Ferro, em Luanda, prestigiaram a Noite dos Sabores Francófonos.

O evento gastronómico anual celebra as festividades da comunidade de países de língua oficial francesa, que tem representação diplomática em Angola.

A sua chegada ao edifício cultural histórico, Mara Quiosa foi recebida pelo embaixador da Côte d´ Ivoire em Angola, Jean-Marie Somet, e pela embaixadora da França em Angola, Shopie Aubert.

A Vice-Presidente do MPLA, destacou, durante a festividade, onde cerca de 28 países membros da Organização Internacional da Francofonia, promoveram as tradições gastronómicas dos respectivos países, que Angola pretende reforçar cada vez mais a sua integração na comunidade francófona, da qual é membro observador.

“Além da dimensão política e cultural, a francofonia inscreve-se igualmente numa agenda económica com aspectos que beneficiam não apenas os países francófonos, sobretudo na rede de cooperação sul-sul”, frisou Mara Quiosa.

Por sua vez, ao intervir no acto, o embaixador da Côte d´ Ivoire em Angola, pediu maior divulgação das actividades relacionadas à francofonia no país, tendo ainda enaltecido a adesão de Angola, 2024 como membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Na qualidade de Presidente permanente Grupo de países da Francofonia em Angola, Jean-Marie Somet, apelou, a uma maior participação da sociedade angolana, sobretudo da juventude nestas actividades, realçando o compromissou do país com a promoção da língua francesa, a diversidade cultural, linguística e a valorização dos direitos humanos.

“O intercâmbio de Angola com o mundo francófono, é enorme seja a nível das migrações, tradições culturais ou aspectos económicos”, destacou o diplomata.

A Noite dos Sabores Francófonos é um evento organizado pelo Grupo dos Embaixadores Francófonos em Angola, a Organização Internacional da Francofonia e a Alliance Française em Luanda, em celebração ao mês da Francofonia.

A festividade tem grande importância porque permite a partilha de culturas, que transcendem uma só língua.

Partilha-se a música, comida e bebidas típicas, servindo de oportunidade para networking com angolanos e membros da francofonia.

O Grupo dos Embaixadores Francófonos, foi criado em Luanda, no ano de 2019, com objectivo de organizar intercâmbios, acompanhar as autoridades angolanas na implementação dos compromissos francófonos de Angola e promover a francofonia nos planos político, económico, ético, cultural, linguístico e educativo.

Conta com 29 membros, que são as embaixadas dos países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

O dia internacional da francofonia comemora-se todos os anos a 20 de Março.

Texto: NBS
Foto: DG