Jornal ÉME – Luanda – 02.10.24 – Foi com profunda comoção e sentimento de pesar que tomei conhecimento do passamento físico do jornalista ISMAEL MATEUS SEBASTIÃO, ocorrido no pretérito dia 01 de Outubro de 2024, em Luanda, vítima de acidente de viação.
A notícia deste trágico acontecimento, causou em nossos corações enorme sentimento de perda, tomados pela triste realidade da partida prematura de um homem de múltiplos ofícios que amava o jornalismo.
Neste momento difícil, as palavras revelam-se insuficientes para consolar e confortar a perda irreparável de um ente-querido, sobretudo quando se trata de um filho, irmão, esposo e pai extremoso com invulgares qualidades humanas.
A morte marca a passagem da vida para uma nova dimensão, difícil de aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infindáveis recordações do seu papel no seio da família, dos amigos e dos colegas que consigo partilharam uma vida inteira ao serviço do jornalismo angolano.
Recordaremos o Jornalista “ISMAEL MATEUS”, como um profissional dedicado, com um refinado faro jornalístico, que sempre desempenhou a profissão com elevada ética e deontologia.
Figura marcante do jornalismo angolano, Ismael Mateus notabilizou-se como um académico de excelência, analista criterioso e defensor da liberdade de imprensa.
O Jornalista “ISMAEL MATEUS”, foi um profissional destacado que sempre cumpriu com elevada responsabilidade as distintas missões que lhe foram confiadas, com passagem na sua brilhante carreira jornalística pela RNA, TPA, Jornal de Angola entre outros e mais recentemente na TV Girassol.
Foi por mérito próprio Membro do Conselho da República, membro fundador do Sindicato de Jornalistas (UJA) e membro da União dos Escritores Angolanos. Desempenhou-se também como Escritor e Professor Universitário, funções que cumpriu com extraordinário sentido de responsabilidade e com elevado sentido do dever.
O Jornalista “ISMAEL MATEUS”, foi um homem cuja sabedoria e habilidade com as palavras iluminaram muitas mentes. Como jornalista e escritor, foi uma voz firme e respeitada que sempre se destacou pela profundidade das suas reflexões e pela clareza e responsabilidade com que abordava os desafios do nosso tempo.
As suas contribuições para o pensamento crítico e para o debate público foram inestimáveis. A sua partida deixa uma lacuna difícil de preencher, mas o seu legado permanece vivo nas palavras que escreveu e nas ideias que tão brilhantemente defendeu.
Neste momento de luto, quero expressar os meus sentimentos de pesar à família do malogrado Jornalista ISMAEL MATEUS, ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, a Classe Jornalística e a todos aqueles que foram tocados pela sua vida e obra. Continuaremos unidos em oração para que Deus conforte os corações de todos os que sofrem com esta perda, e que o legado do Jornalista ISMAEL MATEUS, continue a inspirar as gerações futuras.
Tenho fé que Deus concederá a força necessária a família para enfrentar esta irreparável perda.
PAZ À SUA ALMA.
GABINETE DA VICE-PRESIDENTE DO MPLA, em Luanda, 02 de Outubro de 2024.
A VICE-PRESIDENTE DO MPLA
LUÍSA PEDRO FRANCISCO DAMIÃO