JORNAL ÉME – 02.02.22 – A Agenda Política do MPLA para o ano de 2022 tem como grande prioridade, a intensificação da preparação do Partido para vencer as Eleições Gerais a decorrer no mês de Agosto, do ano em curso.

O documento reitor das principais acções do MPLA para 2022 assenta em oito (8) eixos estratégicos.

A Agenda Política destaca a reafirmação da liderança do Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, a consolidação da paz, a unidade e a harmonização nacional, com vista a garantir a estabilidade política no país.

Define também o aprofundamento e o apoio do relançamento do sector produtivo, a diversificação da economia e a estabilização macroeconómica do país, com vista a aumentar, no curto prazo, a oferta de emprego e a disponibilidade regular e sustentada de bens e serviços.

O documento faz referência sobre a continuidade na promoção da saúde e o bem-estar dos angolanos, com destaque para o combate e controlo da expansão da pandemia por coronavírus e da malária.

Promover o aumento da empregabilidade juvenil, sobretudo da sua capacitação profissional e académica, constitui também um dos focos do MPLA para o presente ano.

Para o ano de 2022, o MPLA pretende continuar a promover as acções de combate à corrupção, à impunidade, à bajulação, e ao nepotismo, e pugnar pelo resgate dos valores cívicos, morais e de respeito pela diferença, com vista à moralização da sociedade.

Continuar a promover a Reforma do Estado com ênfase para os processos da modernização da administração pública e da descentralização e desconcentração da Administração do Estado, da Administração da Justiça e do Direito, são entre outras metas que o MPLA pretende alcançar.

Domínios de intervenção dos eixos estratégicos

O Partido elegeu vários domínios de intervenção com vista a concretização dos referidos eixos estratégicos, com realce para a mobilização, organização e engajamento dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA em torno das tarefas que assegurem uma vitória convincente nas Eleições Gerais.

Promover através das estruturas competentes, a implementação com maior rigor, disciplina e objectividade, os projectos e programas que o Executivo está a levar a cabo em todos os sectores, adequando-os às constatações contidas no balanço efectuado na Moção de Estratégia do Líder do MPLA, são outras das intervenções apontadas.

Desta feita, o MPLA escolheu entre outras tarefas a intensificação das acções de moralização da sociedade angolana, não apenas com medidas mais concretas no combate à corrupção, bajulação, nepotismo e impunidade, mas sobretudo no resgate dos valores cívicos e morais no seio das populações e, particularmente, dos servidores públicos.

Promover, defender e estimular o respeito pela diferença e assegurar a protecção das liberdades e garantias fundamentais definidas na Constituição da República de Angola, fazem parte dos domínios aclamados pelo MPLA.

O MPLA pretende que no ano do centenário do nascimento do Dr. António Agostinho Neto, a realização de um conjunto de actividades comemorativas de responsabilidade própria, assim como participação em outras de iniciativa do Estado ou da Sociedade Civil, que visam enaltecer o legado político e patriótico daquele que foi o Presidente do MPLA e Primeiro Presidente da República de Angola.

DN/HT