Jornal ÉME – Luanda – 26.02.2025 – Os pacientes e familiares que buscam os cuidados primários no Hospital Materno Infantil “Azancot de Menezes” destacaram, nesta quarta-feira (26) em Luanda, a excelência do atendimento e a eficácia dos tratamentos oferecidos pela unidade hospitalar.

Os elogios foram feitos durante uma visita efectuada pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, a referida instituição de saúde.

O hospital é referência no tratamento de diversas patologias femininas como fístula obstétrica, miomas, cisto no ovário, sangramento vaginal agudo, acompanhamento completo para gestantes e assistência pós-parto.

Mara Quiosa aproveitou a ocasião para conversar com as pacientes, incentivando-as a seguir rigorosamente o tratamento até a fase final, e a procurar os serviços de saúde mais próximo, sempre que uma mulher apresentar sintomas da doença, como corrimento urinário, fecal, depressão e isolamento social.

Sobre os investimentos feitos no sector da saúde, Mara Quiosa, garantiu que o Executivo angolano, liderado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, vai continuar a construir infraestruturas hospitalares, por ocupar um lugar relevante nas prioridades do governo e aumentar o acesso aos cuidados primários.

Já a directora geral do hospital, Manuela Mendes, disse que todos os profissionais do estabelecimento estão comprometidos com a saúde da comunidade, onde busca-se a promoção de um ambiente acolhedor para os pacientes e suas famílias.

Para Julieta Chitumbi, paciente oriunda da província do Bié para a cura da fístula obstétrica, enalteceu as boas práticas no atendimento dos pacientes, a acomodação, e o tratamento grátis da doença, que em outras regiões são custeadas.

Para minimizar a carência dos pacientes e da direção do hospital, a Vice-Presidente do MPLA procedeu a entrega diversos kits de enxovais para as parturientes, e bens distintos para suprir algumas necessidades no atendimento das populações.

Estiveram igualmente presentes no hospital, os membros do SBP, nomeadamente, Idalina Valente, Esteves Hilário e Joana Tomás, o secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio e membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA de Luanda.

Texto: DN
Fotos: HF/OMA