Jornal ÉME – Luanda – 21.11.24 – O Centro de Conferências de Belas, foi mais uma vez, o palco escolhido para acolher um dos maiores eventos políticos em Angola, com a realização do 9.⁰ Congresso Ordinário da JMPLA, que culminará com a eleição de uma nova direcção do braço juvenil do MPLA.

Logo pela manhã, as comissões de trabalho acertavam os últimos detalhes do evento, quando as sirenes da caravana presidencial anunciavam a chegada ao local do Presidente do MPLA, João Lourenço, para presidir a sessão solene de abertura do magno evento, que juntou no mesmo espaço mais de mil e 700 delegados provenientes de todo o território nacional e do exterior do País.

O ambiente festivo vivenciado na parte interior e exterior do Centro de Conferências de Belas, caracterizado por uma imensa multidão de jovens trajados com as cores da JMPLA, manifestavam a euforia através de danças, músicas, hastear de bandeiras, dísticos, cartazes e fotografias, expressando deste modo, a vitalidade do viveiro de quadros e dirigentes do MPLA.

Na sala totalmente preenchida, os olhares não passavam despercebidos, entre os presentes, pois estavam ali os antigos primeiros secretários nacionais da JMPLA, a Primeira Dama da República, a Vice-Presidente da República, membros do Conselho de Honra do MPLA, ex-vice- presidentes do Partido, secretários-gerais, deputados, associações juvenis da RDC, Portugal, Brasil, entre outros convidados.

Não tardava, chegava o momento em que o mestre de cerimónia, Neto Segunda, anunciada à plateia a entrada na sala do Presidente João Lourenço, que foi bastante ovacionado por milhares de jovens, que manifestavam o apreço e o carinho ao Líder do MPLA, empunhando bandeiras e dísticos com dizeres “Viva o MPLA”, “JLO o povo está contigo”, “Lourenço, amigo os jovens estão contigo”.

Na sequência, verificou-se as apresentações dos relatórios da subcomissão de mandatos e do processo orgânico, assim como o assalto da JMPLA, momento em que foi possível constatar a saudação aos presentes através de coreografias e danças para marcar o momento histórico na vida da Organização que vai conhecer amanhã (22/11) o novo Primeiro Secretário Nacional.

Em acto contínuo, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA cessante, Crispiniano dos Santos, intervinha pela última vez naquele cargo, que com lágrimas nos olhos, agradeceu ao Presidente João Lourenço, e aos demais membros do Secretariado Nacional da Organização, os distintos apoios de encorajamento no cumprimento do mandato que iniciou em 2019.

A sessão solene ficou marcada com o momento mais alto, que foi a intervenção do Presidente do MPLA, João Lourenço, em que desafiou a JMPLA a estar comprometida com o ambiente, com as alterações climáticas, suas consequências e formas de mitigá-las, uma JMPLA que cuide da educação do jovem para a necessidade da proteção do ambiente.

João Lourenço quer ver os jovens na frente de combate contra a vandalização de bens públicos, contra o tráfico e contrabando de bens, a droga e o alcoolismo, contra o desrespeito dos símbolos nacionais, a profanação de campas nos cemitérios, contra a violência doméstica e os maus tratos às crianças.

Para eternizar o acto, o Secretariado Nacional da JMPLA prestou uma singela homenagem ao Presidente do MPLA, João Lourenço, com a entrega de uma peça de arte, que simboliza a lealdade, virtude que a Organização viveu durante o mandato que agora finda.

Para este congresso que decorre até ao dia 23 do mês em curso sob o lema “JMPLA- Pela Pátria ao Serviço da Juventude”, concorrem ao cargo de Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, os candidatos Adilson Hach e Justino Capapinha.

Texto: DN
Fotos: DG