Jornal ÉME – Luanda – 16.12.24 – Sob o lema “MPLA – Servir o Povo e Fazer Angola Crescer” o Centro de Conferências de Belas, em Luanda, acolheu na manhã desta segunda-feira (16) a sessão solene de abertura do 8.⁰ Congresso Extraordinário do Partido, orientada pelo Presidente do MPLA, João Lourenço.

O conclave que reúne dois mil e 794 delegados provenientes de todo o território nacional e da diáspora, tem como objectivos proceder a avaliação do percurso do MPLA desde a independência aos nossos dias, apontar os desafios do futuro para Angola e adoptar as decisões necessárias para assegurar a vitória do MPLA nos próximos desafios eleitorais.

Ao proferir o discurso de abertura, o Presidente João Lourenço, considerou que trata-se de um Congresso Extraordinário que vai debater e aprovar a Tese “MPLA – Da Independência aos Nossos Dias – Os Desafios do Futuro” e fazer ajustamentos aos Estatutos do Partido.

O Líder do MPLA sustentou que os ajustamentos aos Estatutos demonstra a capacidade que o Partido tem em acompanhar e permanentemente se adaptar à dinâmica da própria vida interna do Partido, da sociedade e da conjuntura internacional.

“O MPLA tem um grande percurso de lutas e de vitórias, que remontam à luta clandestina nas cidades e vilas, mobilizando os angolanos para a luta contra o regime colonial português”, disse o Presidente João Lourenço.

Referiu que a intransigência do ocupante em não aceitar conceder pacificamente a autodeterminação dos povos então oprimidos levou o MPLA a organizar e dirigir a luta de guerrilha nas diferentes regiões, que, conjugada com a luta dos povos irmãos, culminou com a queda do regime colonial fascista aos 25 de Abril de 1974, em Portugal.

A sessão de abertura foi testemunhada pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, do Secretário-Geral, Paulo Pombolo, da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e pelos demais membros do Secretariado do Bureau Político, Conselho de Honra, corpo diplomático acredito em Angola, entidades eclesiásticas e tradicionais, entre outros convidados.

O acto ficou marcado também com apresentações musicais de Santos Júnior, Yola Semedo, Carlos Lamartine, Zeca Moreno e Matias Damásio, que ao interpretarem as lindas melodias, levaram ao delírio os presentes, fazendo jus de que o Partido vive um verdadeiro momento de festa.

Texto: DN

Fotos: DG